Mostra

Cores, formas e efeitos em exposição

A artista plástica Naza abre hoje, às 19h, no Espaço de Arte Silvânia Tamer, sua primeira individual em São Luís; com 40 anos de trajetória, a piauense apresenta a mostra “Guarás e a Natureza”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Uma das telas da exposição de Naza
Uma das telas da exposição de Naza (guará)

SÃO LUÍS - A artista plástica Naza constrói em suas telas um diálogo entre o abstrato e o figurativo, onde ora um ora outro se sobressaem para expressar, por meio de cores harmônicas e interessantes efeitos visuais, temas como natureza, cultura, expressões humanas. Com quatro décadas de carreira, a piauense que há 30 anos está radicada nos Estados Unidos, mantém fortes ligações com o Maranhão, estado no qual expõe seus trabalhos pela primeira vez. O vernissage de “Guarás e a Natureza” será hoje, às 19h, no Espaço de Arte Silvânia Tamer (loja 105 do São Luís Shopping - Jaracati). A mostra permanece em cartaz até 31 de outubro e as visitações obedecem ao horário de funcionamento do shopping.

Naza explica que sempre teve um vínculo com São Luís, tem família na cidade e costuma visitar a capital com uma certa frequencia desde o início da década de 1990. No entanto, a oportunidade para expor na cidade se deu recentemente, depois de seu contato com a marchand Silvânia Tamer, proprietária da galeria na qual está montada a exposição. “Visitei São Luís no início deste ano e em conversa com o amigo Pergentino Holanda (colunista de O Estado), pude conhecer o trabalho da Silvânia e logo começamos os preparativos para a mostra, o que me deixou muito feliz pleo fato de eu me considerar também uma ludovicense, pois tenho uma relação muito forte com a cidade e com o Maranhão”, destaca Naza.

E foi justamente para homenagear o Maranhão que ela optou por fazer a maior parte das 20 telas que compõem a mostra, representações dos guarás. A exposição reúne ainda telas que retratam animais em risco de extinção como algumas espécies de borboletas, abelhas e ainda girafas, guepardos e papagaios. Não faltam também referências à cultura popular como o bumba meu boi e o chapéu de couro. As expressões humanas, presentes nas obras de Naza, também figuram na mostra cujas telas têm tamanhos variados que vão de 25X35cm a 1,50X1,20cm.

Sobre o processo de criação, a artista conta que é um tanto doloroso. “Inicio a tela sem saber como o trabalho se desenvolverá, vou fazendo e este processo é uma interação entre os opostos, o racional e o criativo, uma disputa entre os opostos que, para mim, são divididos por uma linha tênue, não os vejo como extremos, mas como um ciclo”, pontua a artista.

Em suas telas, Naza pinta em óleo sobre tela na qual, para alcançar o tom necessário, em especial nas cores claras, vai retirando camadas em vez de sobrepô-las. Também constrói, com a ajuda dos pincéis, efeitos visuais que podem facilmente serem confundidos com texturas. A técnica, batizada de realismo abstrato, foi desenvolvida e aprimorada em mais de 30 anos e possibilita ao espectador entender o que a artista propõem em seus trabalhos. “Não pinto um objeto estático contra um fundo. Pinto o que está acontecendo com o objeto. Portanto, pinto o evento. O fundo não é um fundo. Está na frente, atrás, ao lado, dentro, em cima e em baixo do objeto, tudo interagindo. Demonstro a interação de visões opostas usando o abstrato e o figurativo. Pinto elementos vivos que são parte do todo. Eles estão se complementando ou se opondo uns aos outros, enfim, acontecendo. A maior parte da textura aparente é uma ilusão resultante do uso de claro e escuro”, pontua Naza. A exposição “Guarás e a Natureza” tem o apoio do São Luís Shopping e Revista PH.

Carreira

Naza está radicada nos Estados Unidos há mais de 30 anos e atualmente divide seu tempo entre aquele país e as cidades de Teresina e Picos (PI) e Fortaleza (CE). Foi nestes locais que a artista pintou a maioria das telas que integram a exposição.

Em 40 anos de carreira, a artista já recebeu prêmios oferecidos por importantes instituições como a Academia de Artes e Literatura de Paris e expôs em vários países tais como Alemanha, França, Estados Unidos, Panamá, Canadá e outros. No Brasil apresentou seu trabalho em mostras individuas em Fortaleza, Teresina, Brasília (DF), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ).

Naza já fez retratos de personalidades importantes no cenário mundial, a exemplo do presidente Barak Obama e Bill Clinton e ainda Ayrton Senna e Mick Jagger, entre outros. Entre os colecionadores de suas telas estão a ex- presidenta Dilma Roussef; Maurício de Sousa; Bill Clinton; instituto Ayrton Senna; ex-president Fernando Henrique Cardoso; Brigitte Bardot; Roberto Carlos; entre outros.

Serviço

O quê

Exposição “Guarás e a Natureza”, de Naza

Vernissage

Hoje, às 19h

Onde

Espaço de Arte Silvânia Tamer - Loja 105 do São Luís Shopping (Jaracati)

Visitação

Até 31 de outubro, no horário de funcionamento do shopping

Exposição "Guarás e a Natureza" - Naza

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.