SUSTO E PREJUÍZO

Asfalto cede e veículo afunda em esgoto no Olho d’Água

Motorista precisou da ajuda de população para sair do carro; automóvel teve a parte frontal submersa pela água do esgoto; rompimento acidental em ETE seria a causa

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Um carro de passeio, ao trafegar na manhã de ontem (19), na Rua Mendes Frota, no bairro Olho d’Água, afundou no asfalto, no mo­mento em que uma cratera se abriu sobre a tubulação de esgoto. A supervisora de crédito Jacenilde Mendes estava parada no local do incidente, no instante em que objetivava pegar a saída pela Rua Albatrozes, quando foi surpreendida pelo ocorrido. O carro teve a parte frontal submersa pela água fétida do esgoto. Jacenilde Mendes precisou de ajuda para sair do carro e evitar que ele afundasse por completo.

“Era por volta de 8h, quando eu estava passando pela rua e havia parado [no ponto do incidente], no cruzamento com a outra rua, quando, de repente, meu carro afundou, e esgoto começou a entrar no carro […]. Comecei a gritar, pedir socorro, aí as pessoas correram para me ajudar a sair e não deixar o carro afundar”, disse, ainda incrédula e aflita a supervisora de crédito.

Após o incidente, a rua que costuma receber grande fluxo de veículos teve problemas com congestionamento. Condutores tiveram de redobrar a atenção. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) foram acionados para auxiliar no trânsito do local, que é sempre mais intenso nas primeiras horas da manhã e da noite, por causa de motoristas que utilizam da via para fugir de congestionamento na Avenida dos Holandeses, nas proximidades.

“Viemos assim que fomos acionados. Auxiliamos os motoristas que trafegavam por aqui no momento do ocorrido. Se a Caema não efetivar a obra até o fim da tarde, alterações terão que ser feitas ara evitar pontos de congestionamentos”, frisou o agente de trânsito Diedes Pinheiro.

O que disse a Caema
Por meio de nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que o rompimento não ocorreu no mes­mo local em que executou obras há seis meses, como suspeitou a população do local, já que, após as obras, à época, a via ficou tomada por buracos. Mas afirmou que a situação foi causada pelas condições do solo e pelo peso dos veículos, com o tráfego intenso da área.

A companhia disse ainda que foi mobilizada tão logo soube do incidente e que equipes já haviam sido designadas ao local para bre­ve resolução do problema e reiterou que há em execução obras de substituição da linha de recalque, adequações nos interceptores e na Elevatória para resolver de forma definitiva os problemas na área.
A Caema informou também que houve um rompimento acidental na Linha de Recalque da Estação Elevatória de Esgoto Pimenta - responsável por transportar o esgoto da área para tratamento na ETE Vinhais.

SAIBA MAIS

As Linhas de Recalque, responsáveis pelo incidente na Rua Mendes Frota, são nada mais que um conjunto de tubulações, acessórios, bombas e motores necessários para transportar uma certa vazão de líquido de um reservatório inferior para outro superior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.