Rebelião

Sete presos morrem em motim em presídio do Pará

Rebelião ocorreu na penitenciária de Altamira, na terça-feira, sendo iniciada em uma tentativa de fuga; um dos detentos morreu carbonizado

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

BELÉM - Sete detentos morreram, um deles carbonizado, e outros ficaram feridos durante motim registrado no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT), sudoeste paraense, na manhã de ontem, 18. A ação começou após uma tentativa de fuga no local. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) informou que vai abrir inquérito policial para apurar o caso.

Segundo informações, cerca de 120 custodiados realizaram uma tentativa de fuga na madrugada de terça-feira, com envolvimento de um grupo de 16 presos da cela 3 que tentou fugir pelo sistema de ventilação do local. Os agentes prisionais de plantão flagraram a movimentação pelas câmeras de segurança e acionaram a Polícia Militar, que interceptou a fuga.

Os detentos correram então em direção ao bloco do semiaberto e atearam fogo na sala do gerador de energia e no galpão de alojamento. No motim, parte das celas e grades da unidade prisional, além da enfermaria e secretaria, foram depredadas.

De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe, seis detentos foram mortos por outros presos e um morreu carbonizado. Os corpos foram encaminhados para identificação no Instituto Médico Legal (IML). A Susipe informou ainda que outros três detentos tiveram ferimentos e foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Atualmente, o CRRALT custodia 374 presos. A capacidade é para 208. Um inquérito policial será aberto para investigar o caso. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.