SUPER FROTA

Frota de automóveis em São Luís ultrapassa os 200 mil

Para a capital maranhense, realidade representa não só um progresso, mas um problemática também; ruas e avenidas carecem de infraestrutura de trânsito que comporte tamanha frota; congestionamentos são constantes

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Houve um tempo em que achou-se que adquirir um automóvel fosse uma benesse – não que hoje em dia seja muito o contrário –, até porque as facilidades para se possuir um carro atualmente são muitas. Mas, com o desenvolvimento dos grandes centros urbanos, as vias, praticamente livres, que os condutores tinham para locomoção deixaram, literalmente, de condizer com a atual realidade. A população demográfica vem crescendo e, com ela, o número de veículos segue em ritmo acelerado.Em São Luís, conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), a frota de carros corresponde a 50,81% do total de veículos, mais da metade, e o equivalente a 201.848.

Entre os principais fatores para o crescente número de carros na capital maranhense, destaca-se a acessibilidade. Atualmente, sem considerar os preços dos automóveis, que correspondem a rendas mais baixas e passaram a caber no orçamento de muitas famílias, os financiamentos, por meio de correspondentes bancários, têm sido uma alternativa e facilidade para quem sonha em ter um transporte pessoal e para todas as horas, mas esquece que uma problemática acompanha esse progresso: os grandes congestionamentos que se formam, principalmente em horários de pico, como nas primeiras horas da manhã e da noite, causando estresse ao condutor, que, no ato da compra, certamente acreditou que seria uma maneira de se livrar do problema.

“Neste primeiro semestre de 2018, o mercado está bem mais aquecido, em relação ao ano passado. É perceptível, inclusive, um aumento das compras por parte de pessoas que estão adquirindo o seu primeiro veículo. As facilidades de financiamento, hoje, são bem melhores. Há uma flexibilização maior por parte dos bancos ao consumidor”, destacou David Duailibe, diretor de marketing e vendas de uma concessionária, na Avenida dos Holandeses – via que tornou-se um parque para as concessionárias que se alojam no local.

Duailibe, com sua experiência no ramo automobilístico, considerou a margem de 200 mil carros na capital e disse que é preciso haver mais atenção quanto ao trânsito, para que o consumidor não tenha adquirido mais estresse para a rotina.
“É preciso mais infraestrutura e organização de trânsito; é necessário organizar melhor as vias públicas, para que não tenhamos problemas. Alguns bairros precisam ser melhor planejados, no intuito de oferecer vias secundárias”. E completou Luís Fernando Pestana, consultor de vendas de um show room localizado no Jaracati: “Em vista dessa quantidade, precisaremos de políticas bem mais arrojadas, de um planejamento para adequar a realidade e evitar problemas”.

O trânsito
Cheia de ruas estreitas e avenidas sem estrutura para um trânsito de fluxo maior, como já se tem registrado, São Luís anuncia graves problemas quanto à mobilidade urbana, devido ao aumento das compras – que não é o problema raiz, em síntese, mas sim os ainda impensáveis planejamentos para o dia em que os congestionamentos somarão o dobro do que se tem podido vivenciar diariamente.

“A situação atualmente já é séria. Penso que quanto mais cedo os órgãos competentes pensarem uma solução para os constantes congestionamentos de hoje em dia, melhor será para evitarmos que se tornem frequentes. Quem tem carro sabe que a gente dirige para evitar os atrasos dos ônibus, por exemplo, que têm que ficar parando. Mas, infelizmente, nós, motoristas, temos vivenciado uma realidade não muito diferente”, frisou o enfermeiro Luzival Santos.

Reflexos
De acordo com condutores, o crescimento da frota de veículos em São Luís é a principal causa dos engarrafamentos, mas, além disso, existe também os acidentes que estão relacionados. No vaivém de carros e demais veículos por toda a São Luís, o que não faltam são riscos para condutores se envolverem em acidentes de trânsito. Há até quem tenha paciência e permaneça na calmaria, mesmo diante grandes filas de engarrafamento. Mas, em contrapartida, há quem esteja com muita pressa e acaba esbarrando em outro carro, batendo em um motociclista – que fica mais propenso a acidentes, também pela velocidade –, isto sem contar acidentes mais graves.

O trânsito, atualmente, é uma preocupação para todos, porque mesmo quem não dirige e prefere dar aquela caminhada ou se locomover por meio do transporte coletivo público também acaba sendo afetado, seja pela dificuldade de atravessar um faixa de pedestres ou mesmo por se envolver, involuntariamente, com outros passageiros, em pontos confusos, como os que costumam se formar na Ilha.

“Por ser uma cidade grande, São Luís está tendo mais congestionamentos que o normal. São muitos carros, o que acaba sendo um problema. Sem falar que vez ou outra a gente vê uma batida entre carros ou moto, tudo por causa do fluxo, que é muito intenso”, ressaltou a universitária Carliane Mendonça.

Questionada por O Estado, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou, em nota, que de janeiro a agosto de 2018 foram realizadas 4.631 solicitações de atendimentos, sendo gerados pela secretaria 3.444 Boletins de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT).

A SMTT frisou, ainda, que realiza ações pontuais com equipes de agentes, em locais e horários estratégicos, além de realizar várias intervenções geométricas na cidade para a melhoria da fluidez e segurança no trânsito. Sobre as vias que registram fluxo mais intenso estão as avenidas Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, Franceses e Holandeses, onde os agentes da secretaria montam operações para garantir fluidez ao trânsito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.