Eleições 2018

PCdoB pede acesso a dados de pesquisa Escutec, mas não aparece para ver

Partido pediu à Justiça Eleitoral autorização para analisar dados de levantamento que aponta 2º turno

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Fernando Júnior aguardou comunistas, que não apareceram
Fernando Júnior aguardou comunistas, que não apareceram (Escutec)

A coligação “Todos pelo Maranhão”, que tem o governador Flávio Dino (PCdoB) como candidato à reeleição, deixou de comparecer à sede do instituto Escutec, na sexta-feira da semana passada, 14, para ter acesso aos dados da última pesquisa divulgada pela empresa.

A ausência de representantes da coligação no encontro, que estava confirmado pelos próprios advogados dos comunistas, chamou atenção porque foram eles próprios que acionaram a Justiça Eleitoral para acessar os documentos referentes ao levantamento – que confirma eleição e dois turnos no Maranhão.

A consulta foi divulgada no dia 6 de setembro. Após a publicação dos números, a coligação do governador Flávio Dino protocolou petição em que pedia “acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados” da pesquisa Escutec registrada sob o número MA-07603/2018.

A fiscalização foi autorizada pelo juiz eleitoral Alexandre Lopes de Abreu, membro da Comissão de Juízes Auxiliares do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

No dia de 12 de setembro, a Escutec encaminhou ao escritório Carlos Lula Advogados, que representa os comunistas, e-mail em que disponibilizava todas as informações requeridas e definia data e horário para que a coligação fizesse, in loco, o exame aleatório das planilhas.

“Outrossim, informamos aos advogados que nossa empresa estará disponibilizando o exame aleatório de planilha, mapas ou equivalentes (…) no horário comercial de 14h às 17hs, do dia 14/09 em nossa sede própria (…)”, dizia comunicado da empresa.

O documento foi recebido pelos advogados de Dino, que confirmaram presença na sede do Escutec, no dia e data combinados. Mas nenhum dos representantes dos comunistas apareceu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.