Questão de conscientização

Fiscalização é alternativa para inibir descarte incorreto de lixo

Prefeitura de São Luís vem articulando formas de instituir vistorias periódicas na Ilha; conscientização é necessária para reduzir números do lixo na capital; mais de 45 toneladas de lixo foram recolhidas em ação na orla, no fim de semana

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

[e-s001]Após mutirão de limpeza de praias, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís estuda ações de fiscalização periódicas nas praias da capital. A Prefeitura de São Luís realizou no último sábado (15) uma campanha alusiva ao Dia da Limpeza, com o objetivo de recolher resíduos sólidos da orla da capital. No total, foram retirados 45.587 kg de lixo da faixa de areia e área urbanizada da orla da Avenida Litorânea, onde aconteceram as atividades.

Presentes em 71% da superfície da Terra, os oceanos são essenciais para o equilíbrio do clima, absorvendo as emissões de CO2 e ajudando a regular a temperatura do planeta. Sob as ondas, vivem também milhões de espécies, que se encontram ameaçadas de extinção. Entre as causas, os plásticos são tidos como os mais ameaçadores.

Essa realidade pode ser observada facilmente em São Luís. Resíduos sólidos descartados em córregos, rios e manguezais têm em comum o destino: mares que banham a capital e tantos outros municípios maranhenses. Na Vila Palmeira, por exemplo, um braço do Rio Anil está totalmente ocupado por garrafas PET, prejudicando fauna, flora e qualidade de mananciais.

Conscientização
O combate a essas práticas conta com serviços de conscientização, limpeza e fiscalização, que vêm sendo instigados pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, como esclareceu a presidente do órgão, Carolina Moraes Estrela.

“Existem estudos da Organização das Nações Unidas que apontam que, se continuarmos nesse nível de descarte, até 2050 teremos mais plástico nos mares do que peixes. A gente entende que, se o cidadão compreender que ele tem de mudar a forma de relação com o lixo que produz, conseguiremos, sim, mudar a relação da gestão de resíduos sólidos em São Luís. Então, a nossa ideia era realmente fazer uma grande mobilização social e a ação foi um sucesso, porque as sementes foram germinadas”, destacou.

A mobilização, com duração de duas horas – das 8h às 10h –, contou com a participação de grupos e voluntários, que circularam pela faixa de areia da orla e urbanizada, recolhendo 1.587 kg de lixo, entre recicláveis e orgânicos. Além da colaboração social, o serviço de limpeza municipal também retirou, com ajuda de máquinas, 44 toneladas de resíduos sólidos das praias que compõem a Avenida Litorânea.

De acordo com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, são recolhidas, diariamente, cerca de 20 toneladas de lixo da faixa de areia das praias de São Luís. Entre os mais comuns estão o já mencionado plástico – principalmente garrafas PET – e vidros, que oferecem riscos aos frequentadores da orla. Além da degradação ambiental, a situação demonstra outro problema: a saúde pública.

O próximo passo para combater a poluição das praias é por meio da fiscalização. Para isso, a Prefeitura de São Luís, por intermédio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, vem articulando formas de instituir vistorias periódicas na orla.

[e-s001]“A ideia da Prefeitura de São Luís é conscientizar a população, e não pretendemos fazer a punição por si só. Entendemos que a punição faz parte do processo, mas também estamos intensificando as ações de educação ambiental e de comunicação, para então implantar as ações de fiscalização”, frisou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.