Avaliação

Deputado maranhense entre os mais de maior poder decisório no Congresso Nacional

Sarney Filho, em mais um ano, é considerado um dos "100 cabeças" no Congresso; de 2011 a 2015, ele era o único maranhense na lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Deputado Sarney filho tem papel de destaque em mais um ano de avaliação do Diap, em Brasília
Deputado Sarney filho tem papel de destaque em mais um ano de avaliação do Diap, em Brasília (Sarney Filho disse que o objetivo principal em Lençóis é gerar empregos nos municípios do entorno do parque)

O deputado federal Sarney Filho foi novamente incluído entre os principais articuladores do Congresso Nacional, em 2018, na lista publicada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP, que a cada ano escolhe “Os 100 cabeças do Congresso Nacional”.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, isto é, entre fevereiro e julho de 2018. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 65 são deputados e 35 são senadores. E entre os parlamentares do Maranhão está o deputado Sarney Filho.

De 2011 a 2015, Sarney Filho foi o único representante do Maranhão incluído entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso.

Entre os 100 deputados e senadores Sarney Filho faz parte do seleto grupo de parlamentares em que são escolhidos aqueles com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso na aprovação de medidas.

Sarney Filho está na lista desde 2011, primeiro como articulador. Em 2014, o Diap inaugurou uma nova lista, mais restrita, migrou para os a lista dos principais formuladores, que são aqueles que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação, ditando a agenda do Congresso. Caracterizam-se pelo saber, a qualidade intelectual e a especialização.

Na avaliação deste ano do Diap estão ainda o deputado Weverton Rocha (PDT) e o senador Edison Lobão (MDB).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.