TRE

Todos os candidatos ao governo têm pedido de registro deferidos

Não há dependência para os seis candidatos ao governo do Maranhão que estão aptos a continuar na disputa até dia 7 de outubro segundo analisou o TRE

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Roseana Sarney teve seu pedido de registro de candidatura deferido por unanimidade ontem pelo TRE
Roseana Sarney teve seu pedido de registro de candidatura deferido por unanimidade ontem pelo TRE (Roseana Sarney)

Termina hoje o prazo para que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) julguem todos os pedidos de registro de candidatura dos postulantes a mandato eletivo em 2018. Ontem, a Corte Eleitoral deferiu os registros de candidatura ao governo do Maranhão de Roseana Sarney (MDB), Maura Jorge (PSL) e Flávio Dino (PCdoB).
Os outros três candidatos na disputa pelo governo do Estado – Roberto Rocha, Odívio Neto e Ramon Zapata – já tinham sido julgado pela Corte Eleitoral. Eles já tinham desde a semana passada conseguido o deferido de suas candidaturas.
Faltou somente Maura Jorge (PSL), Roseana Sarney (MDB) e Flávio Dino (PCdoB) para ter seus registros julgados. Ontem – em sessão antecipada, marcada para dia 20 – foram julgados os pedidos de registros de Roseana Sarney, Flávio Dino e Maura Jorge tiveram seus pedidos deferidos por unanimidade.
Com isto, todos os seis candidatos ao governo do Maranhão estão aptos a continuar na campanha eleitoral. Lembrando que dos seis, dois tiveram o pedido de registro impugnados: Roseana e Dino. No caso da emedebista, a impugnação foi mais para gerar um fato político do que baseado em informação inverídica.
O deputado Rubens Júnior (PCdoB) disse que Roseana Sarney estaria inelegível por ser da diretoria do Grupo Mirante. A questão é que a ex-governadora não faz parte da diretora do grupo de comunicação. Além disto, os argumentos do parlamentar (quem tem dois membros da família com condenações relacionadas a improbidade administrativa) já tinham sido usado contra o então candidato ao governo, em 2014, Lobão Filho, que a Justiça Eleitoral desconsiderou.

Senado
Na disputa pelo Senado, falta julgar somente o pedido de registro de Saulo Pinto (PSOL). Os demais foram todos julgados e deferidos. O último a ter o pedido apreciado pela Corte Eleitoral foi Sarney Filho, que teve unanimidade do julgamento.
Além de Sarney Filho já conseguiram o aval positivo da Corte Eleitoral Edison Lobão (o primeiro a ter candidatura deferida), Saulo Arcangeli (PSTU), Preta Lu (PSTU), Weverton Rocha (PDT). Eliziane Gama (PPS), Samoel Campelo (PSL), Iego Braunio (PSOL) e Alexandre Almeida e Zé Reinaldo Tavares (ambos do PSDB).
Ficou para o último dia de julgamento somente Saulo Pinto do PSOL para ter confirmado ou não sua candidatura a senador.
Dos postulantes a deputado estadual ou federal, a maioria já tem seus registros julgados e deferidos pela Justiça Eleitoral. Cerca de 70 candidatos para os dois cargos devem ter seus processos analisados hoje no último dia do prazo para julgamento de pedidos de registro de candidatura.
Para a Assembleia Legislativa, pediram registro 530 candidatos. Destes, 451 já foram julgados sendo 401 deferidos e 50 indeferidos, ou seja, considerados inaptos para a disputa eleitoral deste ano.

TRE julga hoje

No total, na sessão de hoje, para cumprir o prazo previsto pelo calendário eleitoral, o TRE do Maranhão tem pouco menos de 100 processos para analisar. Como o julgamento pode ser monocrático (decisão somente de um juiz) ou pela Corte Eleitoral, todos os pedidos de registros devem ser concluídos na sessão da tarde de hoje.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.