COLUNA

Sem emoções

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Hoje é o último dia do prazo para o que Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgue todos os pedidos de registro de candidatura. No Maranhão, 802 pessoas solicitaram o registro junto à Justiça Eleitoral. Seis são para governador do Estado e 11 para o Senado.
Dos cargos majoritários, não houve surpresa quanto aos registros de candidatura. Todos foram deferidos, apesar de pedidos de impugnação.
No caso dos candidatos ao governo, foram impugnados Flávio Dino (PCdoB) e Roseana Sarney (MDB).
A Corte Eleitoral acabou por julgar ontem os pedidos de registro dos dois principais candidatos na disputa pela sucessão Estadual. Por unanimidade, Roseana e Dino se tornaram aptos para continuar na disputa.
Para o Senado, não teve impugnação. E sendo assim, todos os registros foram deferidos sem qualquer complicação. Pelo menos para os titulares.
Um dos últimos registros julgados foi o de Sarney Filho (PV), aprovado por unanimidade também.
Mais uma parte do processo eleitoral sendo concluído - e este ano sem grandes emoções finais - para que no dia 7 de outubro o eleitor possa decidir quais serão os novos representantes.

Só jogada
Roseana Sarney teve o registro de candidatura impugnado pelo deputado Rubens Júnior (PCdoB) por um cargo de diretoria dado a ela pelo comunista no Grupo Mirante.
Os magistrados não levaram em consideração a tentativa de Rubens Júnior de tumultuar o processo eleitoral.
Lembrando que Júnior é deputado hoje porque teve, aos 22 anos, de substituir o pai que tem condenação por improbidade administrativa quando comandou a Prefeitura de Matões.

Último dia
O candidato ao Senado Zé Reinaldo Tavares (PSDB) tem até hoje para trocar o nome de seu primeiro suplente de senador.
É que o filho do deputado Waldir Maranhão, o médico Tiago Cardoso, renunciou à vaga dada a ele.
O pior nessa história é que Tavares nem sabia que o filho do deputado era seu primeiro suplente. Ele contava que o seu partido tivesse posto Luciana Genésio. Talvez ela entre agora na vaga de primeiro suplente.

Calados
Os comunistas calaram-se sobre o Ranking dos Estados, divulgado pela revista Veja.
Nada foi dito ou rebatido desde a divulgação dos dados que mostram o Maranhão em penúltimo lugar entre as unidades da federação em quesitos como educação, saúde, sustentabilidade social e solidez fiscal.
O silêncio de comunistas e aliados é para passar a ideia de que nada aconteceu.

Não é o fim
O TRE, pelo calendário eleitoral, tem até hoje para julgar os pedidos de registros de candidatura.
Isso não significa que será finalizado esse processo. Os candidatos com registros indeferidos podem recorrer com embargos.
E se confirmada a sentença, ainda poderão buscar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sendo assim, concorrem sub judice.

Que loucura!
A última pesquisa do Instituto Exata deixou pasmos analistas coerentes na cena política. Motivo? Trouxe dados para o Senado completamente diferentes de todos os demais já divulgados por outros institutos até agora.
O apagado Weverton Rocha, do nada, e em poucos dias, deu um salto sobrenatural e já está dentro das vagas para o cargo.
Pelo menos quatro pesquisas antes mostraram Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV) com folga à frente.

Em campanha
O PSL decidiu arregaçar as mangas e cair em campo com atos de campanha a favor do presidenciável Jair Bolsonaro.
O partido, que se uniu a grupos a favor de Bolsonaro, organizou uma série de atos de campanha para tentar reverter os índices baixos que o presidenciável tem no estado.
Ontem, o PSL e os grupos pro-Bolsonaro fizeram uma carreata da Lagoa da Jansen até à Avenida Litorânea. “Foi tudo espontâneo. Só convidamos as pessoas”, disse Chico Carvalho, presidente do PSL.

DE OLHO

0,0 foi a pontuação do governo de Flávio Dino, em 2018, no pilar sustentabilidade social no ranking dos Estados. Este pilar tem quesitos como mortalidade infantil e inserção de jovens no mercado de trabalho.

E MAIS

• Dentro da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) o temor é grande devido às ameaças de fim do Universidade para Todos.

• Isso porque Flávio Dino prega o fim do programa considerado um avanço para os professores que estão habilitados a dar aula, mas ainda não tinham ensino superior.

• Ramon Zapata (PSTU) abre hoje a série de discussões com os candidatos ao governo do Estado promovida por profissionais de Engenharia e Arquitetura do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.