Zelotes

Inquérito contra Jucá e Renan é arquivado

Ministro Ricardo Lewandowski atendeu pedido feito pela PGR que disse não haver indícios de crimes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Ministro Ricardo Lewandowski arquivou inquérito contra Romero Jucá e Renan Calheiros
Ministro Ricardo Lewandowski arquivou inquérito contra Romero Jucá e Renan Calheiros (Ricardo Lewandowski)

Brasília - O ministro Ricardo Lewandowski arquivou nesta sexta-feira, 14, um inquérito que apurava suspeitas de envolvimento dos senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Romero Jucá (MDB-RR) em um esquema de venda de emendas a medidas provisórias.
As apurações são alvo da Operação Zelotes. O ministro atendeu a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), que apontou não haver indícios de que os senadores tivessem cometido crime.
As investigações tiveram como ponto de partida um diário apreendido com um dos investigados na Zelotes, João Batista Gruginski, em que ele registra um encontro com outro investigado: Alexandre Paes dos Santos.
“Reafirmando este objeto investigativo, outra conclusão não há, após as diligências, senão a de que não há mínimos elementos probatórios (base empírica) para justificar a deflagração de ação penal contra os parlamentares”, afirmou a PGR.
Na decisão, o ministro também tornou público o processo, que até então tramitava em segredo de Justiça.

Entenda o caso
Em depoimento, Gruginski disse que, nesse encontro, ouviu de Alexandre Paes dos Santos que existia uma negociação de R$ 45 milhões em propina para senadores favoráveis aos interesses de montadoras de veículos em uma medida provisória.
Esses senadores seriam Renan Calheiros, Romero Jucá e Gim Argello, ex-senador do PTB, preso em outra operação, a Lava Jato. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.