Orientação

Ceuma promove palestras alusivas ao Setembro Amarelo

Universidade promoveu palestras sobre a a importância da prevenção de uma das maiores causas de morte no país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Palestra promovida pela Universidade Ceuma sobre a prevenção do suicídio
Palestra promovida pela Universidade Ceuma sobre a prevenção do suicídio (Palestra no Ceuma)

SÃO LUÍS - O curso de Psicologia da Universidade Ceuma, em parceria com o seu Núcleo de Atendimento ao Discente e Docente (NADD), realizou palestras alusivas ao Setembro Amarelo - que trata sobre a prevenção ao suicídio, cuja data mundial foi lembrada no último dia 10. No início da semana, foram convidados os palestrantes João Arnaud, presidente da Associação Maranhense de Psiquiatria (AMS) e o diretor geral do Hospital Nina Rodrigues e voluntário do Como Vai Você (CVV), Ruy Cruz, que debateram sobre a importância da prevenção de uma das maiores causas de morte no país. No Brasil, 32 pessoas recorrem ao suicídio por dia.

João Arnaud disse que o suicídio é um grave problema de saúde em razão do aumento de 400% de casos de suicídio nos últimos 10 anos. “ Precisamos repensar sobre como vamos prestar uma prevenção e uma posvenção (qualquer ato apropriado e de ajuda que aconteça após o suicídio com o objetivo de auxiliar os sobreviventes a viver mais, com mais produtividade e menos estresse que eles viveriam se não houvesse esse auxílio) a partir de uma perspectiva de instituir uma rede de atenção psicossocial mais organizada”, disse o palestrante.

Por sua vez, Ruy Cruz apresentou o CVV como um meio de comunicação de apoio emocional e prevenção ao suicídio. Por meio de uma linha telefônica, com convênio com o Ministério da Saúde, voluntários atendem e trabalham os sentimentos de quem busca ajuda com o programa. “A questão é tentar organizar o pensamento dessa pessoa e funciona como espelho para que ela não tome decisões erradas”, observou o psicólogo. Ele adiantou que o CVV abrirá em novembro abrirá treinamento para novos voluntários.

Prevenção

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção ao suicídio. Durante o mês de setembro várias cidades do país realizam ações de conscientização.

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades na cidade de Brasília, em 2014. Em 2015, houve uma ampla exposição da campanha em todas as regiões do país, nas quais foram realizadas ações específicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.