Cidades | Nascedouro de São Luís

Avenida e Praça Pedro II: tradição e transformações em quatro séculos

Àrea do nascedouro da cidade, até o século XIX o trecho era constituído apenas como Largo do Palácio; nome se refere ao centenário do imperador Dom Pedro II; pioneirismo marcou avenida, que mantinha logradouro
Thiago Bastos / O Estado 15/09/2018

De Largo do Palácio – em referência ao Palácio do Governo e atual Palácio dos Leões - a uma das vias e espaços públicos mais conhecidos e prestigiados da cidade. As atuais Avenida e Praça Pedro II (esta última recentemente reinaugurada pela Prefeitura de São Luís) fazem parte do nascedouro da capital maranhense, desde a descoberta das terras pelos franceses (com base na interpretação oficial da história), até a consolidação urbana em meados dos séculos XVII e XVIII de São Luís pelos portugueses. Mas, para entender a importância da avenida e praça nos tempos de hoje, é necessário entender o seu surgimento e como esse espaço urbano foi sendo organizado.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte