Nascedouro de São Luís

Avenida e Praça Pedro II: tradição e transformações em quatro séculos

Àrea do nascedouro da cidade, até o século XIX o trecho era constituído apenas como Largo do Palácio; nome se refere ao centenário do imperador Dom Pedro II; pioneirismo marcou avenida, que mantinha logradouro

Thiago Bastos / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

[e-s001]De Largo do Palácio – em referência ao Palácio do Governo e atual Palácio dos Leões - a uma das vias e espaços públicos mais conhecidos e prestigiados da cidade. As atuais Avenida e Praça Pedro II (esta última recentemente reinaugurada pela Prefeitura de São Luís) fazem parte do nascedouro da capital maranhense, desde a descoberta das terras pelos franceses (com base na interpretação oficial da história), até a consolidação urbana em meados dos séculos XVII e XVIII de São Luís pelos portugueses. Mas, para entender a importância da avenida e praça nos tempos de hoje, é necessário entender o seu surgimento e como esse espaço urbano foi sendo organizado.

Em 1612, os franceses construíram, na região onde estão hoje a Avenida e Praça Pedro II, o forte que simbolizava a fundação da cidade. Conforme cita Claude d’Abbeville, em narrativa acerca da chegada dos franceses às terras ludovicenses, os conquistadores “escolheram uma bonita praça, para esse fim, muito própria, por ser numa alta montanha e na ponta de um rochedo inacessível, superior a todos os outros e donde se descobre terreno a perder de vista”.

Com a tomada pelos portugueses das terras de São Luís, a cidade começou a tomar forma, e um dos locais que sofreu transformações foi a área da Pedro II. Segundo o historiador Euges Lima – que também é vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) -, a configuração do espaço urbano, onde está hoje a Avenida e a Praça Pedro II, começou a ser preparada pelo engenheiro Francisco Frei de Mesquita. “A partir da vinda desse profissional, de origem portuguesa, a cidade, e em especial ese trecho, começa a ser preparada”,disse.

LEIA TAMBÉM

Logradouro e via são centro administrativo e refúgio de informais


De acordo com Euges Lima, originalmente na área cortada atualmente pela Avenida Pedro II havia o Largo de Palácio. “Até o século XIX, a denominação dada era essa, ou seja, Largo do Palácio. Depois, essa denominação foi se modificando”, frisou.

Segundo trecho de “Breve história das ruas e praças de São Luís”, de Domingos Vieira Filho, a Avenida Pedro II (ainda sem este nome) surgiu a partir do século XIX, mais precisamente em 1821, após intervenções, à época realizadas pelo marechal Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca. Quase um século depois, em 1904, durante a gestão do então intendente (administrador) Afonso Henriques de Pinho, o largo passou a configurar como avenida. Foi nessa época que houve a abertura de canteiros, passeios e alas, configuração esta próxima da vista nos tempos atuais.

Transformação
Durante a gestão do prefeito Jaime Tavares – que governou a capital entre os anos de 1926 e 1929, conforme cita o escritor e jornalista Benedito Buzar em seu artigo (“O Oitentão Haroldo Tavares”, publicado em novembro de 2012) –, a avenida passa por nova reforma, com melhor disposição dos canteiros para o fluxo de veículos e pedestres, além de nova arborização. Antes dessas intervenções, de acordo com o historiador Euges Lima, a primeira arborização da área urbana foi realizada pelo capitão José Valente Cordeiro, a mando do comendador Antônio Joaquim Alves do Amaral. “Foi um período em que aquele trecho da cidade passou por transformações importantes”, disse Euges Lima.

Homenagem à Coroa
De acordo com o trabalho intitulado “Noções Gerais das Transformações da Paisagem da Praça Pedro II: Aspectos Urbanos e Arquitetônicos”, de Mariana Rios – com base em trechos de “Breve história das ruas e praças de São Luís” -, durante o século XIX, antes de ser a Avenida Pedro II, a via, por determinação da municipalidade, era chamada de Avenida Maranhense. A mudança também é referendada por Magnólia Sousa Bandeira de Melo, em sua obra intitulada “Índice Toponímico do Centro Histórico de São Luís”.

Esta nomenclatura perdurou até 1925, quando houve a mudança da via para homenagem do centenário de Dom Pedro II. Desse período em diante, o nome do acesso passou para Avenida Pedro II, com reinauguração no dia 2 de dezembro de 1925. “Foi um ato em que, à época, se fez uma homenagem ao imperador, que, se estivesse vivo, faria 100 anos. Logo, várias pessoas estiveram nesse dia, para celebrar a consolidação de uma via importante da cidade”, disse.

[e-s001]A praça e o primeiro viaduto
Devido às diversas intervenções urbanas na avenida, foi surgindo a necessidade de um espaço de socialização no entorno da Avenida Pedro II. Em meados da década de 1950, surgiu a praça (Pedro II) nos arredores do Palácio Episcopal. No mesmo período, foram instaladas a fonte luminosa e a Mãe d’Água – feita pelo escultor maranhense Newton Sá - e entregues pela Prefeitura de São Luís no dia 8 deste mês.

Para se somar à configuração da via, em fins da década de 1940 e início da década de 1950 – conforme cita o historiador Antônio Gonçalves Oliveira em sua obra intitulada “Becos e Telhados” - foi construído um viaduto – considerado o primeiro do Maranhão. A estrutura existe até hoje e é usada para a travessia de veículos. Segundo Domingos Vieira Filho, em “Breve história das ruas e praças de São Luís”, “na derradeira reforma empreendida construíram um viaduto que comunica a avenida com a Rampa do Palácio, um monstrengo atarracado, simplesmente hediondo”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.