Questão de saúde

A agilidade que salva vidas

Atendimento rápido em casos de emergência e urgência médica representa a sobrevivência e redução nas sequelas; atividade tem a finalidade de resolver casos sem a necessidade de deslocamento do paciente para uma unidade de saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Vitalmed é o único serviço de APH disponível em São Luís
Vitalmed é o único serviço de APH disponível em São Luís (vitalmed)

A verdade é que nunca sabemos quando teremos uma emergência ou urgência e precisaremos de um suporte médico adequado. O tempo entre a intercorrência e o socorro é de extrema importância para determinar o salvamento do paciente, independe da idade. Em casos de doenças cardiovasculares, por exemplo, o socorro médico é peça-chave para evitar a fatalidade.

No Brasil, infelizmente, não temos a cultura de treinar a população para os primeiros socorros. Com isso, toda responsabilidade fica para as autoridades de saúde, o que maximiza ainda mais o problema. Uma solução para garantir a tranquilidade de ter uma assistência médica à disposição são os serviços particulares de Atendimento Pré-Hospitalar chamados de APH.

Em países como os Estados Unidos (EUA), 76% da população possui um tipo de cobertura APH contratado. Na Europa os números são similares ou até ultrapassam esses patamares. Além de evitar a ida desnecessária aos hospitais por resolver mais de 90% dos chamados no local, o tempo resposta, em caso de risco a vida, é o grande diferencial.

Com a Vitalmed, os pais têm acesso a uma linha direta com médico que fará o diagnóstico pelo telefone, enviará equipe com ambulância e toda a medicação. Isso é uma tranquilidade”Adalberto Teobaldo, diretor da Vitalmed

Agilidade
A base do atendimento do serviço de APH é a agilidade na chegada da equipe médica onde o paciente estiver. Com isso, as chances de sobrevivência são aumentadas. “Quando acontecem acidentes vasculares encefálicos (AVE), paradas cardiorrespiratórias, afogamentos ou engasgos, o tempo-resposta precisa ser rápido, para reduzir, ao máximo, as lesões cerebrais nos pacientes” afirma Giuseppe Rocha, médico responsável pela Vitalmed São Luis, único serviço de APH disponível na capital ludovicense.

Além do risco à vida, o atendimento também tem a finalidade de resolver casos de emergência ou urgência médica sem a necessidade de deslocamento do paciente para uma unidade de saúde.

Redução de riscos
Isso reduz os riscos com infecção hospitalar, tempo de espera, aumenta a assertividade do diagnóstico e proporciona a comodidade ao paciente. “Imagine pais que veem seu filho ter uma febre alta associada a amidalite, no meio da noite, e precisariam levá-lo a um hospital. Com a Vitalmed, os pais têm acesso a uma linha direta com médico que fará o diagnóstico pelo telefone, enviará equipe com ambulância e toda a medicação. Isso é uma tranquilidade”, comenta o diretor da Vitalmed, Adalberto Teobaldo.

Outro público que necessita de atenção especial e atendimento diferenciado são os idosos. “É fato que pacientes a partir dos 70 anos tem maior suscetibilidade a doenças e pequenos problemas como quedas, cortes, queimaduras e pequenos acidentes. Nestes casos, o atendimento em residência é um grande diferencial de conforto e segurança”, complementa Teobaldo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.