Música

Ratos de Porão de volta à Ilha

Banda retorna a São Luís para apresentação amanhã, às 21h, na casa de shows Fanzine; última passagem do grupo pela capital foi em 2001

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Ratos de Porão faz show neste sábado em São Luís
Ratos de Porão faz show neste sábado em São Luís (Ratos de Porão)

SÃO LUÍS -Após um hiato de 17 anos, a banda punk rock Ratos de Porão está de volta a São Luís. Com quase 40 anos de estrada, o grupo é um dos mais tradicionais e importantes da cena hardcore do Brasil, sendo reconhecido em todo mundo. O reencontro com os fãs ocorre amanhã (15), às 21h, na casa de shows Fanzine (Beira-Mar), na festa que tem o sugestivo nome “Beber até Morrer”, open bar de bebidas. A noite tem ainda shows das bandas locais Unblooded e Comportamento Estranho.

O grupo, que atravessou as últimas décadas explorando o crossover - mistura de hardcore punk e thrash metal - com competência de sobra, traz como base para o show na Ilha seu 15º álbum de estúdio, “Século Sinistro”, lançado em 2014. O trabalho aborda de maneira extrema os diversos problemas que tanto afetam a sociedade brasileira em músicas como “Conflito Violento”, “Neocanibalismo”, “Século Sinistro”, “Jornada para o Inferno” e “Prenúncio de Treta”, entre outras.

O álbum sucede “Homem Inimigo do Homem”, de 2006, e foi gravado e mixado em formato analógico no Family Mob por André Kbelo e masterizado no Fantasy Studios, em São Francisco (EUA). Para divulgar o álbum, a banda saiu em turnê pela Europa, apresentando-se em países como Itália, Suíça, França, Espanha, País Basco, Eslovênia, Eslováquia, República Tcheca e Berlim, e também na Ásia.

Fundada em 1981, em plena ditadura militar, a banda lançou, em 1984, o disco “Crucificados pelo Sistema”, que traz clássicos como “Agressão/Repressão” e a faixa título do álbum que foi o primeiro LP individual de uma banda punk na América Latina. Integram ainda sua discografia os álbuns “Descanse em Paz (1986)”, “Cada Dia Mais Sujo e Agressivo” (Dirty And Aggressive nos EUA - 1987), “Brasil” (versões em português e inglês - 1989); “Anarkophobia” (versões em português e inglês - 1991); “Just Another Crime in... Massacreland” (1993); “Feijoada Acidente?” (Brasil e Internacional -1995); “Carniceria Tropical” (1997); “Guerra Civil Canibal” (EP, 2000), “Sistemados pelo Crucifa” (2001) e “Onisciente Coletivo” (2003) e “Homem Inimigo do Homem” (2006).

A banda Ratos de Porão tem como vocalista um dos mais populares artistas da cena rock do país, João Gordo, que assina a produção executiva de “Século Sinistro”. Músico, repórter e apresentador de televisão entrou para a banda em1983; o então vocalista, Jão, não gostava de cantar e cedeu seu lugar a ele, que estava sempre nos ensaios do grupo. Já comandou os programas Suor, Garganta e Torcicolo, Gordo Pop Show, Gordo on Ice, Gordo a Go-Go, Piores Clipes do Mundo, entre outros.

Serviço

O quê

Show da banda Ratos de Porão

Quando

Amanhã, às 21h

Onde

Fanzine – Avenida Beira Mar, em frente à Praça Manoel Beckman

Ingressos

R$120,00 (segundo lote). Ponto de venda Over All (Tropical Shopping); vendas on line: www.fanzinerockbar.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.