COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus, recebe prêmio
Presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus, recebe prêmio "Empresas Mais" que destaca a empresas de maior impacto econômico no país.

Maranhenses em destaque
Pela primeira vez, marcas maranhenses foram destaque na Social Media Week São Paulo (SMWSP) que reúne diversos palestrantes do país em sete salas simultâneas e promove cerca de 270 palestras nos dois campi da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) na Vila Mariana, em São Paulo.
Na edição 2018 da SMWSP, realizada no período de 10 a 14 de setembro, desse evento que atrai publicitários, digital influencers, marqueteiros e donos de agências de comunicação que estão de olho nas tendências do mercado e nas melhores práticas apresentadas em formato de cases pelos palestrantes convidados, o Maranhão marcou presença com a InterMídia Comunicação Integrada, representada pela sócia e jornalista Adriana Vieira, que palestrou para uma plateia que além de profissionais de comunicação ainda contou com ativistas sociais e a renomada pianista e musicista internacional Jaci Toffano.
Com o tema “Experiência e Emoção: Marketing para Educação na Era do Engajamento - Case Projeto Ópera para Todos”, Adriana Vieira encantou a audiência do SMWSP 2018 ao apresentar os detalhes da revolucionária metodologia de alfabetização que usa a Ópera no letramento de crianças e as ações de comunicação e marketing realizadas pela InterMídia nessa divulgação.
Criada pela educadora Ceres Murad, e inicialmente implantada no Colégio Dom Bosco, a metodologia se estenderia mais tarde a outras escolas comunitárias e da rede municipal, em um relevante projeto de cunho social e cultural, que é o Ópera para Todos, e que este ano completa 21 anos de execução.
Na semana em que o Colégio Dom Bosco comemora seus 60 anos, nada melhor que o destaque nacional a esse projeto que em 2003 ganhou a mais alta comenda da educação no país, o “Prêmio Darcy Ribeiro de Educação”.
Detalhe: somente duas escolas particulares mostraram cases nesse evento – o Dante Alighieri (SP) e o Dom Bosco, através da InterMídia, o que mostra o quanto estamos bem de educação e comunicação.

Valquíria Salles, Gerente de Marketing da UNASP, considerada a melhor Faculdade de Música do país e a jornalista paulista Keily Mansor, com a palestrante convidada da SMWSP Adriana Vieira e a musicista e pianista internacional Jaci Toffano.
Valquíria Salles, Gerente de Marketing da UNASP, considerada a melhor Faculdade de Música do país e a jornalista paulista Keily Mansor, com a palestrante convidada da SMWSP Adriana Vieira e a musicista e pianista internacional Jaci Toffano.

Mateus é destaque
As empresas com maior destaque no Brasil foram premiadas ontem, em São Paulo, pelo Grupo Estadão. O prêmio “Empresas Mais” é o maior do país e destaca o mais completo ranking do cenário empresarial. Mais de 100 empresas foram reconhecidas em diversos setores.
O Maranhão foi destaque graças ao Grupo Mateus, vitorioso na categoria “Nordeste”.
Com um faturamento que só no ano passado acumulou R$ 7 bilhões de reais, a empresa maranhense é responsável por gerar emprego e renda e ainda movimentar a economia local.

Mateus é destaque 2
O presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus, esteve na capital paulista para receber a premiação.
“O Prêmio entregue hoje pelo Grupo Estadão ao Grupo Mateus é o reconhecimento dos 32 anos de trabalho árduo e de muita perseverança. O prêmio nos chancela como referência para todo o Brasil e nos motiva a continuar investindo e expandindo nos estados onde atuamos”, firmou o empresário.
Atualmente, o Grupo Mateus é um conglomerado de empresas e soma mais de 22 mil colaboradores nos estados do Maranhão, Pará e Piauí. E a expectativa é de mais crescimento ainda, pois neste ano vão ser inauguradas mais três lojas no Maranhão, nas cidades de Chapadinha, Pinheiro e Bacabal.
A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na Casa Charlô e contou com a presença do Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia.

Espaço Lúdico
Foi um sucesso o lançamento que o Sesc fez, na última quarta-feira, da mostra “Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos”, uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc e que visa estimular a reflexão sobre o papel dos jogos, brinquedos e brincadeiras para formação da criança.
O evento reuniu representantes do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, em destaque o vice-presidente da Federação, Marcelino Ramos; a Diretora Regional em exercício, Darlise Ramos; a Diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro; o Diretor de Planejamento do Sesc, Ribamar Cunha e o Diretor de Planejamento do Senac, Alexandre Silveira, representando a direção do Senac, além de profissionais de educação, pais e alunos da Educação Infantil do Sesc que puderam contemplar em primeira mão o universo lúdico que promete atrair muitos visitantes nos próximos dias.

Miss Maranhão
Uma noite de muito luxo e beleza em um só lugar é o que promete a edição 2018 do concurso de Miss Maranhão Gay, neste sábado, a partir das 21h30min, na Panett Buffet.
A noitada vai rolar em meio uma programação repleta de atrações, de babados fortes, num ambiente de muito glamour, decoração explosiva e iluminação especial, rolando com shows inéditos com transformistas e transexuais fantasiados, típicos das badalações da comunidade gay.
O evento contará com apresentação do carnavalesco e comentarista de carnaval da TV Globo, Milton Cunha, e a produção leva a assinatura do Instituto Lógica.

Folhas do Tempo
A maranhense e artista visual Telma Lopes, que trabalhou por mais de 20 anos na Fábrica de Cenários da Rede Globo, está morando novamente em São Luís, e na próxima terça-feira, na Galeria de Arte do Sesc, ela vai apresentar a exposição “Folhas do Tempo”. Os trabalhos são telas com colagens que misturam 21 personagens populares dos quadros de Debret. O mais interessante nesse trabalho é que as imagens são criadas com folhas de árvores, as quais, por meio de técnicas de colagem, adquirem uma textura parecida com a da madeira.

DE RELANCE

Disputa pelo Senado
A disputa pelas 54 vagas disponíveis no Senado, de um total de 81, ou 2/3 do total, transformou-se em objeto do desejo dos partidos em todo o País. Muitos deles concorrem à reeleição. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, foram registrados 352 candidatos, o que dá uma média de 6,5 candidatos por vaga. A grande maioria dos concorrentes são homens (82,7%), pessoas brancas (65,6%) e na faixa entre 50 e 64 anos (48,3%). Dos 54 que terminam o mandato, 30 tentam a reeleição. A previsão é de que 80%
deles sejam reeleitos.

Programa de estágio
No início desta semana, alunos dos cursos de graduação da Faculdade de Negócios Faene receberam a visita de Juliana Almeida, representante da Alumar. Ela foi até a instituição para falar sobre o programa de estágio da empresa que, entre outras coisas, contribui para a formação de estudantes e proporciona uma vivência real do mercado de trabalho. Qualquer estágio, sem dúvida, é uma etapa importante para o desenvolvimento
da carreira profissional.

Jovem Advocacia
Está em andamento em São Luís, no Hotel Blue Tree Towers, no Calhau, o III Encontro da Jovem Advocacia do Nordeste. O tema é “Os 30 anos da Constituição Federal”. O evento acontece com a participação de advogados de todo o Brasil e será encerrado nesta sexta-feira. Entre os juristas presentes, destaque para o presidente do Conselho Federal da OAB,
láudio Lamachia.

Perda do presente e do futuro
Relatório do Ministério da Educação mostra que 52 por cento da população adulta brasileira, entre 24 e 34 anos de idade, não completaram o ensino médio. Exemplo de anomalia no país que oferece ensino gratuito desde o nível fundamental ao universitário.Precisa-se acrescentar: como resultado da mudança tecnológica, o valor dado às habilidades avançadas é muito mais alto, enquanto empregos menos qualificados estão sendo eliminados do mercado.

Feirinha São Luís
O almoço buffet do restaurante Oak Wine, sempre muito concorrido, reúne profissionais liberais, artistas e empresários que estão sempre prestigiando os quitutes da casa e aproveitam o momento para tratar de negócios. Ontem, foram vistos por lá o Secretário de Turismo de Caxias, Fernando Santos, idealizador da Feirinha da Gente, que há um ano acontece todos os domingos no Largo da Igreja de São Benedito, naquela cidade, trocando ideias com Tony Mota e Jovita Arruda, responsáveis pela Feirinha São Luís, que todos os domingos enche de vida a Praça Benedito Leite, no nosso centro histórico.

Feirinha São Luís 2
E por falar em Feirinha, a cantora Jane Ferrari será uma das atrações do próximo domingo na Feirinha São Luis. Ela lançou seu mais novo videoclipe para a música “Desdobro”, com direção musical de Sued Richarllys e produção do CM Studio Produções, já disponível no canal do youtube da cantora: @janeferrarioficial. Além dos shows em São Luís e no interior do Maranhão, Jane tem feito apresentações de sucesso em vários eventos empresariais, com um cardápio musical eclético, passeando pelo forró, sertanejo, e outros estilos musicais, como rock, blues e reggae.

Observação exata
A colunista Sandra Starling, no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, fez a mais precisa observação do dia de ontem: “Seria irônico, se não fosse trágico, que um candidato que porta o nome de “Messias” na certidão de nascimento tenha sido esfaqueado por alguém que diz ter agido “a mando de Deus”.

Esforço desnecessário
Senadores cobram instalação da CPI dos Planos de Saúde. Não precisam perder tempo e dinheiro público com viagens e hospedagens pelo país. Como a lista do que lesam os clientes é bastante conhecida, basta que um grupo vá direto à primeira Delegacia de Polícia que encontrarem. O resultado do registro seria imediato.

Para escrever na pedra:
“Fé é saber que há um oceano porque você viu um riacho”. De William Arthur Ward

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.