COLUNA

Militares na eleição do MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Mais de 26 mil militares vão garantir a segurança das eleições de 2018, informou ontem, em nota oficial, o Ministério da Defesa. Até agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já permitiu a presença das Forças Armadas em 370 localidades de sete estados.
No caso do Maranhão, haverá a presença militar federal em 72 municípios, para auxiliar na segurança do processo eleitoral.
Além disso, as tropas ajudarão na logística do pleito, por meio do transporte de funcionários e urnas, em cinco estados: Acre (41 localidades); Amazonas (25); Amapá (5); Mato Grosso do Sul (97) e Roraima (26). Quando desempenham auxílio logístico, os militares são sempre acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral.
A presença dos militares tem como objetivo assegurar a normalidade da votação e da apuração dos resultados. A solicitação da presença é feita pelos tribunais regionais eleitorais e avaliada pelo TSE, que pode liberá-la até o dia das eleições. Posteriormente, a corte superior encaminha as liberações para o Ministério da Defesa.

Elogio ao PT
O deputado federal Waldir Maranhão, candidato à reeleição pelo PSDB, voltou a rasgar elogios ao PT em pleno horário eleitoral tucano.
Na TV, sob o pretexto de explicar por que tomou a decisão de anular o impeachment, o parlamentar elogiou programas sociais petistas e criticou o “golpe”.
- As pessoas menos favorecidas foram beneficiadas por programas sociais de um governo que vinha fazendo acontecer - declarou. A direção do partido não diz nada sobre o assunto.

Falando nisso…
Por falar em PT, os comunistas maranhenses não digeriram bem a recente decisão do TRE-MA, que autorizou o uso da imagem do ex-presidente Lula (PT) na propaganda eleitoral de Roseana Sarney (MDB).
A autorização foi dada em decisão de mérito pela juíza Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos, da Comissão de Juízes Auxiliares, ao derrubar liminar antes concedida ao PCdoB.
Os aliados de Flávio Dino, que se consideram “donos de Lula” no Maranhão, garantem que, no plenário, derrubarão a medida.

Indeferido
O TRE-MA indeferiu, nesta semana, o pedido de registro de candidatura do Coronel Pereira (SDD), ex-comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Ele tenta uma vaga na Assembleia Legislativa.
Por unanimidade, os membros da corte seguiram o voto do relator, juiz Gustavo Vilas Boas, apontando que o militar não comprovou ter-se desincompatibilizado do cargo público dentro do prazo legal.
- Conforme relatado, a Procuradoria Regional Eleitoral apontou que o Requerente não apresentou prova de desincompatibilização do cargo de coronel da Polícia Militar do Maranhão, mesmo após ser intimado para sanar o referido vício - destacou.

Apoio
Vereadores da capital maranhense confirmaram apoio à candidatura de Sarney Filho ao Senado Federal, durante café da manhã oferecido pelo candidato na terça-feira.
A candidata a deputada estadual Bárbara Soeiro reforçou a sua disposição de trabalhar para a vitória do ex-ministro e deputado federal nas eleições de outubro. “Sarney Filho é um homem justo”, destacou.
Sarney Filho agradeceu a confiança e aproveitou o encontro para falar de sua experiência em Brasília, reforçando que no Senado abrirá mais portas e conseguirá recursos necessários para ações no Maranhão.

Na CGJ
A respeito da matéria "Analista do TJ que assina pesquisas eleitorais é alvo de reclamação formal", publicada na edição de ontem de O Estado, o TJ fez um pequeno esclarecimento.
- Informamos que o servidor citado na matéria é lotado, na verdade, na Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), onde foi protocolada a Reclamação Disciplinar do advogado do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Thalles Andrade, contra o servidor Vitor Emmanuel Bouças da Silva, Analista Judiciário - Estatístico, lotado na Divisão de Acompanhamento de Dados Estatísticos da CGJ.
Esclarecimento feito.

Perseguição?
O candidato a deputado federal Joab Jeremias, do PT, denunciou ações do comando da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) contra a sua movimentação política próximo a quartéis da corporação.
Diz o petista que foi ameaçado até de prisão em Timon, no dia 4 de setembro, e em São Luís, no dia 11 de setembro, por fazer panfletagem próximo à entrada de quartéis.
- O próprio comandante do batalhão [de Timon], com outro oficial e mais outro militar me retiraram, me ameaçando de detenção - disse Joab em vídeo compartilhado nas redes.

DE OLHO

R$ 10 mIl Foi quanto doou à campanha de Flávio Dino o engenheiro José Eugênio Mendonça, investigado pela Polícia Federal por irregularidades na Emap.

E MAIS

• A candidata Maura Jorge inaugurou comitê no centro de São Luís, ao lado do candidato a deputado estadual Fábio Câmara.

• A apreensão de carros e motos pelo governo Flávio Dino virou piada de redes sociais e aplicativos de troca de mensagem em todo o Maranhão.

• O novo Ibope sobre as eleições no Maranhão está previsto para a próxima quarta-feira, 19; na mesma semana, deve sair também pesquisa Escutec.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.