Benefícios

Ação de saúde é realizada para indígenas em aldeia maranhense

Até o dia 18 de setembro, deverão ser realizadas cerca de 480 cirurgias, principalmente de correção de hérnias e catarata

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Comunidade indígena no Maranhão está sendo beneficiada com diversas ações de saúde
Comunidade indígena no Maranhão está sendo beneficiada com diversas ações de saúde (Índios do Maranhão)

MONTES ALTOS - Cerca de 800 indígenas do Maranhão devem ser beneficiados com atendimentos especializados e procedimentos de média complexidade, que inclui cirurgias, até o dia 18 de setembro, na Aldeia São José, município de Montes Altos (MA). Trata-se da 41ª Expedição da Saúde, atividade apoiada pelo Programa Sesai em Ação – Saúde Indígena Brasil Adentro, implementada por meio de uma parceria entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, a organização não-governamental Expedicionários da Saúde (EDS), Ministério da Defesa e governos locais.

A previsão é de que sejam realizadas aproximadamente 480 cirurgias, principalmente de correção de hérnias e catarata. A população da aldeia, de cerca de 1,1 mil pessoas, bem como os acompanhantes dos pacientes, também poderá receber atendimento especializado em pediatria, ginecologia, clínica geral e oftalmologia, este último com doação de óculos aos que necessitarem de correção visual.

“A realização destes procedimentos na própria aldeia evita o deslocamento dos indígenas de suas comunidades, para atendimento na rede referenciada do SUS, trazendo maior conforto aos pacientes e seus acompanhantes e também potencializa a aplicação dos recursos destinados à saúde indígena”, defende o secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Antônio Toccolini, que na quinta-feira,13, conferiu de perto o trabalho que está sendo desenvolvido na Aldeia São José.

O Ministério da Saúde investe, em cada operação em parceria com a EDS, cerca de R$ 2,5 milhões, destinados a todo o apoio logístico e também adequação da infraestrutura do local, entre outras providências. Iniciadas em 7 de setembro, as atividades envolvem a atuação de cerca de 100 trabalhadores do Distrito Sanitário Especial Indígena Maranhão (DSEI-MA) e 60 voluntários da EDS, além de militares do Exército e da Aeronáutica, que dão apoio logístico no transporte de equipamentos, pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, garantindo ainda a segurança do local e apoiando a organização das refeições. Para a realização de cirurgias na aldeia, foi necessário o transporte de cerca de 17 toneladas em equipamentos. O resultado são dois centros cirúrgicos, onde deverão ser realizados cerca de 50 procedimentos diários.

Os indígenas da região passaram por triagem, a cargo dos profissionais da saúde indígena, que também foram responsáveis pela adequação da infraestrutura da aldeia para sediar a ação. Ao longo de todo o período, os trabalhadores do DSEI-MA estarão mobilizados para o acolhimento aos pacientes e acompanhantes que chegarão de outras comunidades, garantindo hospedagem e alimentação para todos.

DSEI Maranhão
O Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão atende a uma população de mais de 36 mil indígenas, distribuídos em 420 comunidades, presentes em 20 municípios do Estado. O Maranhão conta com povos de oito etnias, três das quais na área do polo base Amarante: Guajajara, Gavião e Krikati.

Expedicionários da Saúde
A organização não-governamental Expedicionários da Saúde foi criada em 2003 por um grupo de médicos voluntários dispostos a levar medicina especializada, principalmente atendimento cirúrgico, a comunidades indígenas, especialmente aquelas localizadas em áreas de difícil acesso. Por meio de um Complexo Hospitalar Móvel, a EDS organiza três expedições anuais com tecnologia de ponta e médicos voluntários para realização de cirurgias e orientação do pré e pós-operatório, além de atendimento clínico, pediátrico, ginecológico, oftalmológico, ortopédico, odontológico e treinamento dos profissionais de saúde locais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.