Aniversário

Sesc celebra 72 anos promovendo o social

Instituição está presente em todo o país, reunindo cerca de 6 milhões de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e público em geral

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Criança recebendo atendimento odontológico em unidade do Sesc
Criança recebendo atendimento odontológico em unidade do Sesc

Pioneirismo, inclusão, oportunidade e transformação. Ao longo de mais de sete décadas, o Sesc percorreu um longo caminho, abriu fronteiras, cresceu, consolidou-se e continua em constante aperfeiçoamento. E em seu aniversário de 72 anos no Brasil, comemorado neste dia 13 de setembro, a instituição, que integra o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, celebra o trabalho realizado pelo empresariado do comércio e mantém-se firme nos objetivos aos quais foi criada: o de promover o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares.
Hoje, o Sesc está presente em todos os estados, reunindo cerca de 6 milhões de matriculados que usufruem dos serviços oferecidos nas 587 unidades fixas e 151 unidades móveis em todo o país. Desse total de associados, mais de 4 milhões são trabalhadores e dependentes, atendidos pelo trabalho multifacetado que contempla as áreas de saúde, cultura, educação, assistência e lazer.
Desde a elaboração da Carta da Paz Social, em 1945, a instituição configura-se como uma entidade de prestação de serviços de caráter socioeducativo, com a realização de projetos regionais e nacionais como o Palco Giratório, o Sonora Brasil, o Prêmio Sesc de Literatura, que promovem a inclusão de milhares de pessoas no universo das artes cênicas, visuais, audiovisual, dança, música e literatura nos mais variados espaços; e o Mesa Brasil Sesc, que incentiva o combate ao desperdício, ensinando a consumir de forma integral e com segurança os alimentos.
Esse programa, em especial, é uma ampliação do trabalho social do Sesc, pois contribui para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, por ano o Mesa Brasil distribui 40 milhões de quilos de alimentos que beneficiam 1,6 milhão de pessoas em todo o paí por dia.
Na educação, são atendidos crianças, adolescentes e adultos, e o destaque é para as 213 escolas de ensino básico e para a Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), unidade-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos entre 13 e 18 anos com projeto pedagógico inovador, baseado na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica com a educação profissional.
Na saúde, além da orientação preventiva, visando disseminar práticas que elevem a qualidade de vida, a clientela também tem acesso a uma alimentação balanceada a preço acessível nos 155 restaurantes e 383 lanchonetes, distribuídos pelo Brasil. Também conta com assistência médica e odontológica, a partir da oferta de consultas, exames e tratamento em 159 consultórios médicos e 246 clínicas odontológicas, entre unidades fixas e móveis.
Além disso, o Sesc dispõe de serviços de lazer, por meio dos 49 hotéis espalhados pelo país, dos pacotes turísticos nacionais e internacionais e modalidades esportivas e recreativas, visando a satisfação, equilíbrio e qualidade de vida de seus clientes.
Inserido nesse contexto de comemoração, o Sesc no Maranhão tem importante contribuição para os resultados da instituição em todo o território brasileiro, reafirmando seu compromisso por uma sociedade mais justa e igualitária.

Criança recebendo atendimento odontológico em unidade do Sesc
Criança recebendo atendimento odontológico em unidade do Sesc
Creche-escola Cantinho da Criança recebe alimentos do Mesa Brasil
Creche-escola Cantinho da Criança recebe alimentos do Mesa Brasil
A banda Josefense (GO) durante ação do Projeto Sonora Brasil
A banda Josefense (GO) durante ação do Projeto Sonora Brasil
Unidade móvel BiblioSesc em atividade de leitura com crianças
Unidade móvel BiblioSesc em atividade de leitura com crianças

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.