Economia | Aniversário

Sesc celebra 72 anos promovendo o social

Instituição está presente em todo o país, reunindo cerca de 6 milhões de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e público em geral
13/09/2018

Pioneirismo, inclusão, oportunidade e transformação. Ao longo de mais de sete décadas, o Sesc percorreu um longo caminho, abriu fronteiras, cresceu, consolidou-se e continua em constante aperfeiçoamento. E em seu aniversário de 72 anos no Brasil, comemorado neste dia 13 de setembro, a instituição, que integra o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, celebra o trabalho realizado pelo empresariado do comércio e mantém-se firme nos objetivos aos quais foi criada: o de promover o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares.
Hoje, o Sesc está presente em todos os estados, reunindo cerca de 6 milhões de matriculados que usufruem dos serviços oferecidos nas 587 unidades fixas e 151 unidades móveis em todo o país. Desse total de associados, mais de 4 milhões são trabalhadores e dependentes, atendidos pelo trabalho multifacetado que contempla as áreas de saúde, cultura, educação, assistência e lazer.
Desde a elaboração da Carta da Paz Social, em 1945, a instituição configura-se como uma entidade de prestação de serviços de caráter socioeducativo, com a realização de projetos regionais e nacionais como o Palco Giratório, o Sonora Brasil, o Prêmio Sesc de Literatura, que promovem a inclusão de milhares de pessoas no universo das artes cênicas, visuais, audiovisual, dança, música e literatura nos mais variados espaços; e o Mesa Brasil Sesc, que incentiva o combate ao desperdício, ensinando a consumir de forma integral e com segurança os alimentos.
Esse programa, em especial, é uma ampliação do trabalho social do Sesc, pois contribui para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, por ano o Mesa Brasil distribui 40 milhões de quilos de alimentos que beneficiam 1,6 milhão de pessoas em todo o paí por dia.
Na educação, são atendidos crianças, adolescentes e adultos, e o destaque é para as 213 escolas de ensino básico e para a Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), unidade-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos entre 13 e 18 anos com projeto pedagógico inovador, baseado na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica com a educação profissional.
Na saúde, além da orientação preventiva, visando disseminar práticas que elevem a qualidade de vida, a clientela também tem acesso a uma alimentação balanceada a preço acessível nos 155 restaurantes e 383 lanchonetes, distribuídos pelo Brasil. Também conta com assistência médica e odontológica, a partir da oferta de consultas, exames e tratamento em 159 consultórios médicos e 246 clínicas odontológicas, entre unidades fixas e móveis.
Além disso, o Sesc dispõe de serviços de lazer, por meio dos 49 hotéis espalhados pelo país, dos pacotes turísticos nacionais e internacionais e modalidades esportivas e recreativas, visando a satisfação, equilíbrio e qualidade de vida de seus clientes.
Inserido nesse contexto de comemoração, o Sesc no Maranhão tem importante contribuição para os resultados da instituição em todo o território brasileiro, reafirmando seu compromisso por uma sociedade mais justa e igualitária.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte