ABANDONO

Obra de saneamento abandonada na Vila Progresso, em SL

Serviços iniciados em abril deveriam corrigir problemas de esgoto e saneamento no local

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Rua do Egito perdeu asfalto e está coberta de lama e poeira
Rua do Egito perdeu asfalto e está coberta de lama e poeira (obra inacabada)

Moradores do bairro Vila Progresso, localizado próximo ao Recanto dos Vinhais, em São Luís, estão convivendo em condições precárias de saneamento básico. A situação se agravou após uma empresa prestadora de serviço da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), abandonar uma obra de implantação de rede de esgoto no bairro.

Com a esperança de receber um sistema de saneamento adequado, moradores da Vila Progresso receberam, há cinco meses, os serviços. Com o início das obras, vieram novos transtornos.

“Eles chegaram aqui, cortaram as ruas, quebraram calçadas, e ficou por isso mesmo. Desde abril está tudo quebrado aqui. É lama em dia de chuva e poeira em dia de sol e ninguém aguenta”, contou Vilma Santos, moradora da Rua Projetada.

Segundo os moradores, as obras deveriam corrigir problemas de saneamento. No entanto, novos incômodos foram gerados, pois, além dos buracos, lama e poeira, um esgoto estourado na travessa da Rua Santo Antônio escoa pela Rua do Egito, oferecendo ainda mais riscos à saúde da comunidade.

“Antes a gente não tinha saneamento, mas as nossas ruas estavam asfaltadas, não tinha esse mau cheiro o tempo todo”, reivindicou o aposentado João Viriato de Oliveira.

Ainda de acordo com o morador, funcionários da Caema têm visitado o bairro, realizando medições e registrando imagens. Além dos serviços inacabados, resíduos das obras foram deixados próximo ao posto da Polícia Militar do bairro.

O Estado manteve contato com a Caema para questionar os serviços que foram iniciados na Vila Progresso, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.