Festa rubro-negra

Moto Clube hoje completa 81 anos, mas festa será amanhã

Festa será com um show de tributo a Bezerra da Silva, com a presença do filho do sambista: Ítalo Bezerra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Moto Club é o atual campeão maranhense
Moto Club é o atual campeão maranhense (MOTO ALTOS IDA)

SÃO LUÍS - O Moto Club de São Luís completa, hoje, 81 anos de existência. Porém, a festa será realizada amanhã, à noite, com um show de tributo a Bezerra da Silva, com a presença do filho do sambista: Ítalo Bezerra. O espetáculo será realizado na Praça Manoel Beckman, na avenida Beira Mar, em frente a nova loja oficial do clube. O evento será aberto ao público e a diretoria do Papão espera cerca de 3 mil pessoas.

Na loja do Papão estarão à disposição toda a linha de camisas, calções, meiões da nova patrocinadora do clube: Kanxa. Além de produtos oficiais, a loja funcionará como escritório, ponto de venda de ingressos e sede do Sócio-Torcedor. Ela também terá uma sala de troféus, com conquistas mais importantes do Moto Club.

A nova marca será a Kanxa, que inclusive já divulgou uma prévia dos primeiros artigos em seu site oficial. A diretoria do Moto confirmou o acordo e revelou ainda mais detalhes. A empresa está presente em todo o Brasil e veste times profissionais e amadores com seus uniformes de futebol. Botafogo-SP, Altos-PI, São Caetano, Santo André, Luverdense, Ituano, Globo-RN e ASA são alguns de seus clientes.

O tradicional primeiro uniforme com listras permanecerá horizontais, apesar de ainda não ter sido divulgado. As peças publicadas pela fornecedora foram a do segundo (com listras verticais rubro-negra) e o terceiro (branco com detalhes em rubro-negro).

Além disso, o emblema do Moto terá uma outra localização em relação a previa divulgada. O símbolo sairá da região central e será deslocado para o peito esquerdo.

Além do lançamento no dia 14 de setembro do uniforme, o clube planeja também inaugurar uma loja oficial. Para a data especial está agendado também a divulgação de novos planos de sócios.

No dia 23 de setembro, está programado um festival de ações de cidadania. O evento será realizado no CT Pereira dos santos e consiste em torneios, brincadeiras e ações sociais voltadas à população. A realização deste evento é uma parceria entre Moto Club, Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (Sedel).

Há duas semanas as negociações com jogadores tiveram início. O técnico Ruy Scarpino esteve em São Luís durante uma semana para conversar com profissionais que vão integrar a comissão técnico do Moto Club. A diretoria também conversou com atletas que disputaram a temporada 2018, a tendência é que a base do time continue.

História

O Moto Club de São Luís foi na casa de número 486 da Rua da Paz, centro de São Luís, aonde muito tempo residiu César Alexandre Aboud que surgiu, no dia 13 de setembro de 1937, com o nome de Ciclo Moto. O objetivo era participar das modalidades de motociclismo e ciclismo, bastante praticadas naquela época. No entanto, é no futebol que o Moto Club alcança grande notoriedade. Em 1939 foi inaugurado o Estádio Santa Isabel, em homenagem a fábrica do industrial César Aboud. Com seu próprio estádio, pois o clube foi o único time do estado a ter um, conseguiu seus primeiros títulos e de forma incrível, pois foram sete títulos seguidos, os estaduais de 1944 a 1950, lembrados até hoje por seus torcedores da época, se tornando o único heptacampeão clássico do estado. Mas em 1972 o estádio é demolido e em seu lugar é erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís.

O apelido “Papão do Norte" surgiu em 1948, quando o Moto conquistou a Copa dos Campeões do Norte e venceu em Belém o Paysandu e o Fortaleza, ganhando assim o título. Há uma segunda versão que faz referência à 1946, quando o rubro-negro cedeu basicamente toda a base da seleção maranhense que chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções. Por causa desse fato, os jornais já se referiam ao clube pelo apelido de Papão do Norte. Note-se que até a década de 60 o Estado do Maranhão fazia parte da então região geográfica do Meio Norte.

O Escudo é o principal símbolo do Moto. Ele foi criado no formato de um brasão com o no interior bem característico dos clubes de motociclismo e as argolas entrelaçadas simbolizando as diversas modalidades esportivas a que o Papão se dedica, tais como, o Futebol, o Atletismo, o Handebol e o Futebol de Salão, entre outras.

Quando foi fundado em 13 de setembro de 1937, o uniforme adotado pelo Moto tinha cores branca e verde. Com a criação do departamento de futebol, em 1939, o time passou a adotar o uniforme com listras horizontais vermelhas e pretas. O uniforme reserva já foi branco com listra vermelha e preta verticais no lado esquerdo do peito e branco com listras horizontais vermelha e preta no centro. Atualmente, o uniforme n° 2 do Papão é todo branco com gola vermelha e listras nos ombros vermelha e preta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.