Cobertura

MA:mais de 20 municípios não atingiram meta de vacinação

O ministro Gilberto Occh diz que a Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite termina amanhã,14

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
O ministro Gilberto Occhi destaca a importância da mobilização de toda a sociedade
O ministro Gilberto Occhi destaca a importância da mobilização de toda a sociedade (Ministro Gilberto Occhi )

BRASÍLIA - Termina amanhã,14, a Campanha Nacional de Vacinação e mais de 20 municípios do Maranhão não atingiram a meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra o sarampo e a poliomielite. Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde, alimentado pelos estados, apontam que o estado do Maranhão vacinou 96,8% do público-alvo contra a pólio e 96,7% contra o sarampo. A capital São Luis também registra cobertura baixa, com menos de 85% das crianças vacinadas. Em todo o estado, foram aplicadas mais de 965.650 mil doses das duas vacinas.

Todas as crianças de um a menores de cinco anos devem se vacinar independente da situação vacinal. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destaca a importância da mobilização de toda a sociedade para atingir a meta de vacinação. “A campanha termina na próxima sexta-feira,14. Pais e responsáveis devem buscar os postos de vacinação. A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra doenças já eliminadas no país”, enfatizou o ministro.

A média nacional de vacinação está em 94%. Foram aplicadas em todo país cerca de 20,8 milhões de doses das vacinas (10,4 milhões de cada vacina). Onze estados e mais de 4 mil (72%) municípios atingiram a meta. Mas cerca de 1.500 cidades ainda devem buscar alternativas para vacinar 95% do público-alvo até amanhã, 14, quando se encerra a Campanha Nacional de Vacinação.

Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. A maior preocupação é com faixa de um ano de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%.

O sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas que podem resultar em complicações graves para as crianças, além de levar até a casos de morte.

Mais

Os municípios que estão com a cobertura vacinal de Pólio e Sarampo abaixo de 95%: Bacurituba, Bom Jesus Das Selvas, Buriticupu, Centro do Guilherme, Duque Bacelar, Governador Archer, Grajaú, Guimarães, Jatobá, Monção, Parnarama, Poção de Pedras, Presidente Médici, Santana do Maranhão, São Bernardo, São Francisco do Brejão, São João do Sóter, São Luís, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Tutóia, Vila dos Martírios e Zé Doca.

Fonte:Ministério da Saúde

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.