Vida Educação

Universo IFMA reúne trabalhos de inovação durante três dias

Evento ocorreu no campus São José de Ribamar e privilegiou, além da mostra tecnológica, a copa de robótica, corrida de startups, criação de games, entre outras atividades; alunos envolvidos puderam expor suas ideias inovadoras e projetos

Adriano Soares/Anne Cascaes/Neto Cordeiro - Da equipe do Imirante.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

[e-s001]Muito além das tradicionais disciplinas ensinadas nas escolas, como português e matemática, o aprendizado adquirido em instituições de ensino pode desencadear um universo de inovações, para serem aplicadas em situações e lugares que transcendem as quatro paredes da sala de aula e abrem portas para a criatividade e imaginação.

E assim, com uma gama de conhecimentos, experimentos e possíveis soluções para problemas sociais, ocorreu a mostra tecnológica Universo IFMA, no campus de São José de Ribamar, nos dias 3, 4 e 5 deste mês. O evento privilegiou, além da mostra tecnológica, a copa de robótica, corrida de startups, criação de games, entre outras atividades.

Em sua 4ª edição, o Universo IFMA contou com a colaboração de mais de mil estudantes dos 29 campi da instituição em todo o estado. Os alunos envolvidos puderam expor suas ideias inovadoras, pesquisas aplicadas, projetos de empreendedorismo, ensino e extensão. O principal objetivo da instituição, em promover mais uma edição do evento, foi de incentivar os alunos do IFMA a desenvolver projetos e também divulgar a ciência produzida no instituto, aproximando-a da população.

“Nos anos anteriores, havíamos realizado apenas cursos e oficinas sobre robótica, mas neste ano tivemos de fato uma competição, na qual os alunos puderam desenvolver uma programação com os robôs, apresentada no final do evento. Com essas atividades, muitas habilidades tiveram a chance de serem exploradas. Criatividade e a agilidade para sair rapidamente de uma problemática, por exemplo, podem ser destacadas”, explicou o coordenador dos planetas tecnológicos da mostra, Rafael Mendonça.

Gabriel dos Santos Sousa é aluno do curso de administração do campus IFMA de Grajaú e esteve durante o primeiro dia do Universo IFMA, ressaltando a importância da sustentabilidade, com o projeto de irrigação baseado no reaproveitamento de água de aparelhos de ar condicionados. Apesar de ser do curso de Administração, Gabriel Sousa afirma que é possível unir a tecnologia e sustentabilidade com sua área, produzindo projetos que sejam, ao mesmo tempo, sustentáveis e voltados para a área do empreendedorismo.

“É o primeiro projeto na área tecnológica de que eu participo. Muita gente questiona o fato da minha área ser administração, mas é uma experiência que faz aumentar cada vez mais o meu gosto pelo estudo e me dá a liberdade de apresentar os meus trabalhos e minhas ideias. Isso, com certeza, é uma oportunidade muito boa para qualquer aluno”, compartilha Gabriel Sousa, que está no segundo ano do curso.

Além de alternativas para o aproveitamento de água, o primeiro dia do Universo IFMA ofereceu ambientes para os projetos de robótica e, ainda, para o campo dos jogos digitais, como o desenvolvimento de jogos que foram, posteriormente, testados e voltados para o público participante e visitantes do evento.

Projetos inovadores
No segundo dia do evento, os estudantes levaram mais projetos inovadores que visam otimizar diversas questões nas cidades e no campo.

“Nós podemos trazer um pouco de automação para o nosso dia a dia e, também, para áreas de risco como forma de resgate”, conta o estudante de Eletroeletrônica Gabriel Willian de Araújo. A missão do protótipo criado por esta equipe do campus São José de Ribamar é seguir um percurso por meio de sensores e capturar os objetos dispostos na pista para levá-los a um local "seguro". Em um incêndio, por exemplo, em vez de enviar bombeiros, que são vidas humanas, um robô poderia fazer o resgate das vítimas e poupar os profissionais.

Uma equipe do campus Açailândia criou um braço robótico, utilizando palitos de picolé. “Ele simula os movimentos de um braço humano. Nosso objetivo é mostrar que o produto pode ser viável no ensino de Eletrônica nas universidades e nas escolas”, explica a estudante Aline de Azevedo. "O palito de picolé é descartado facilmente e, às vezes, é deixado de lado, e as pessoas acabam degradando o meio ambiente sendo que elas podem reutilizar este material para construir outras coisas", completa.

[e-s001]Helton Sereno, professor do Instituto Tecnológico do Rio de Janeiro (IFRJ), mostrou o robô Pikachu, que foi adquirido para jogar futebol, mas também, em projetos com crianças com autismo, divulgação tecnológica em creches e escolas e outras funções. Este é um robô pronto, e a programação dele pode durar de 2 horas a duas semanas. "Nosso trabalho é adaptar o robô ao nosso propósito daquele momento", ressalta o professor Helton. Para completar o Pikachu da IFMA do Rio ainda mostrou que tem gingado e dançou "Lepo lepo", música famosa do grupo baiano Psirico.

O terceiro e último dia do Universo IFMA, na quarta-feira (5), reuniu grandes e interessantes trabalhos que podem ser usados em várias atividades, de vários segmentos, que fazem parte da rotina dos cidadãos.

Um dos trabalhos expostos foi o do táxi autônomo, para embarque e desembarque de passageiro, em pontos determinados. O protótipo foi elaborado pelos estudantes do IFMA, do campus de Imperatriz. A ideia é uma boa opção para as questões de locomoção futuras.

Outro interessante trabalho é de sistemas autônomos de irrigação para culturas hidropônicas e irrigação por aspersão utilizando a plataforma Arduino. O principal objetivo do projeto é controlar a entrada e saída de água nos processos de irrigação do solo, uma opção de economia de água na produção agrícola. “Além disso, todos os materiais que usamos aqui são de baixo custo. Vemos assim, que pode ser algo acessível”, afirma a estudante Melyssa Barros.

O açaí foi o tema de outro trabalho. Os estudantes usaram o caroço da fruta para fazer adubo, para ser usado na agricultura. “O caroço do açaí é descartado. Por isso, esse adubo tem baixo custo. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil há abundância dessa fruta e, consequentemente, muito caroço sendo descartado”, conta a universitária Susan Ferreira.

SAIBA MAIS

O último dia do Universo IFMA foi também marcado por premiações:
Planeta Bots
Mostra robótica

1) Campus Grajaú
Robótica educacional: uma proposta sustentável que utiliza materiais alternativos e reciclados para a construção de projetos com arduíno integrados a linguagem de programação scratch.
2) Campus Açailândia
Teleoperação de braço robótico.
3) Campus Imperatriz
Táxi autônomo para embarque e desembarque de passageiros em pontos determinados desenvolvido utilizando a plataforma Lego Mindstorm.
Copa Robótica
1) Wemerson Silva – Campus Açailândia
2) Gerlane Chaves – Campus Imperatriz
3) Neres de Almeida – Campus Açailândia
Planeta Tech
1) Campus Caxias
Sensoriamento em Colmeias de Abelhas Nativas do Maranhão com Comunicação Via Rádio
2) Campus Imperatriz
Transdutor Ultrassônico: Sistema de Repulsão de Insetos Fitófagos em Culturas Agrícolas
3) Campus Açailândia
Caroço do açaí como fonte de energia alternativa na produção de tijolos nas olarias da cidade de Imperatriz/MA
Corrida de Startups
1) Super Girl - Campus São Luís Centro Histórico
2) Libras Fácil - equipe formada no evento
3) Blood Life - Campus Rosário
Mostra de Jogos
Categoria Fábrica de Inovação

1) Aprendendo com Alen
2) Face Aba – um game para auxílio no tratamento de crianças autistas
3) Poleis

Categoria Jogos Inscritos
1) Darkan MMORPG
2) Ciência da Destruição
3) Flappy Mov

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.