Celebridades

Conceitos de fama no século XVIII

Livro “A invenção da celebridade”, do historiador Antoine Lilti, analisa os mecanismos que elevam pessoas comuns a figuras públicas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Livro fala sobre celebridades
Livro fala sobre celebridades (detalhe do livro)

SÃO PAULO - No fim dos anos 1960, o artista Andy Warhol disse que, no futuro, todos seriam famosos por pelo menos 15 minutos. A frase ganhou significado próprio e é cada vez mais evocada em tempos de internet, redes sociais e notoriedade instantânea. Mas a verdade é que fama e celebridade – como se conhece hoje – não são exclusividade do século XXI.

Em “A invenção da celebridade”, que chega às livrarias neste mês de setembro pela Civilização Brasileira, o historiador Antoine Lilti mostra que os mecanismos que elevam pessoas comuns a figuras públicas foram desenvolvidos na Europa, durante o século XVIII, bem antes de existir a indústria do cinema, a imprensa sensacionalista e a televisão.

Fake news e influencers parecem crias dos dias atuais, mas Lilti mostra que Voltaire foi vítima de manchetes falsas e Maria Antonieta estrelou fanfics eróticas – o autor mostra inclusive o nascimento do conceito de “fã”, ainda no século XVIII. Já George Washington e Napoleão Bonaparte, ele conta, vivenciaram um mundo político transformado pelas novas exigências da fama: não era suficiente desempenhar uma função pública de forma legítima; era crucial ser popular também.

O texto analisa o surgimento da cultura da celebridade e expõe as contradições suscitadas pelo apagamento das fronteiras entre vida pessoal, vida cultural e mercado, percebido na atualidade.

Sobre o autor

Antoine Lilti é diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Atualmente pesquisa a construção historiográfica do Iluminismo no século XX, a ideia de Europa no século XVIII e a história sociocultural das formas de reputação. Além disso, investiga os usos literários da história e os métodos da história intelectual.

Ficha Técnica - A invenção da celebridade

(Figures publiques: l’invention de la célébrité)

Antoine Lilti

Tradução Raquel Campos

Páginas: 452

Preço: R$ 74,90

Editora: Civilização Brasileira | Grupo Editorial Record

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.