Violência

11 jovens já foram assassinados neste mês de setembro, na Grande São Luís

Nos primeiros 10 dias deste mês, 14 pessoas foram mortas na Ilha, a maioria jovens; último caso ocorreu segunda-feira (10) com a execução de Cosme Damião, em uma quadra de futebol de areia, no Jardim América

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Corpo de Cosme Damião Pereira na quadra onde ocorreu o homicídio
Corpo de Cosme Damião Pereira na quadra onde ocorreu o homicídio (assassinato)

SÃO LUÍS - Mais um jovem foi executado na Região Metropolitana de São Luís. A polícia até ontem não havia conseguido prender a dupla acusada de ter assassinado a tiros Cosme Damião Pereira Ribeiro, de 19 anos, na noite de segunda-feira, em uma quadra de futebol de areia, no bairro Jardim América, área da Cidade Operária. A quadra construída recentemente, serve para o lazer da comunidade.

Somente na segunda-feira, três execuções foram registradas, sendo duas em São José de Ribamar e uma na capital. Nos 10 primeiros dias deste mês, 14 pessoas já foram assassinadas na Ilha, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a maioria com uso de arma de fogo.

Segundo a polícia, Cosme Damião estava aguardando o seu time para um jogo de futebol quando foi surpreendido pelos criminosos. O jovem levou três tiros, um deles na cabeça. Ele morreu instantaneamente enquanto os suspeitos fugiram em uma motocicleta.

Policiais militares foram acionados e realizaram rondas na localidade, mas não conseguiram localizar os criminosos. A área foi isolada até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) para a perícia no local e em seguida o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga.

Policiais da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP) também estiveram no local do crime e deram início às investigações, colhendo as primeiras informações sobre o caso e convocando as testemunhas para prestarem depoimento durante a semana. A polícia não soube informar a motivação do assassinato.

Pânico

Moradores que não se identificaram disseram que no momento do crime muitas pessoas estavam no local, inclusive crianças e adolescentes. Houve correria e instalou-se um clima de pânico na quadra, na qual a juventude do bairro se reúne diariamente para um jogo de futebol. As pessoas correram com receio de também serem baleadas.

Ainda na segunda-feira, após o crime, circulou na rede social um vídeo mostrando um familiar da vítima pedido por socorro e Justiça. Há informações de que Cosme Damião residia no Jardim América e havia se mudado recentemente para o bairro Jota Câmara, em São José de Ribamar. Na segunda-feira, ele teria ficado na casa de sua avó, justamente para participar desse jogo de futebol.

Execuções

Também na segunda-feira, dois adolescentes, ambos de 17 anos, foram executados na cidade de São José de Ribamar. Esses crimes também estão sendo investigados pela SHPP e pela delegacia de Polícia Civil do município. Até ontem, não havia registro de identificação ou prisão dos criminosos.

O tenente-coronel Jessé Costa, comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, declarou que um dos jovens mortos em São José de Ribamar era portador de transtorno mental e foi alvejada na cabeça, no bairro do Outeiro. “Essa pessoa não tinha envolvimento com facções criminosas. Ele trabalhava como catador de latinha de cerveja”, disse o militar.

O outro assassinato ocorreu no bairro Mata. A vítima, que era integrante de uma facção criminosa, foi encontrada com várias perfurações de tiros na cabeça em uma área de matagal. O tenente-coronel também informou que esse menor era suspeito de ter participado do assassinato de Ronaldo Freire Reis, de 21 anos, ocorrido na noite do dia 6, nessa localidade.

Entenda

Assassinatos nos primeiros 10 dias deste mês na Ilha

Natanael do Nascimento Silva, de 18 anos; Erenilson Carlos Gonçalves de Sousa, de 20 anos; Lucas Alves do Nascimento, de 18 anos; Adriano Santos Paiva, de 26 anos; Ronaldo Freire dos Reis, de 21 anos; Alyson Gomes da Silva, de 21 anos; Jussiel Pereira Mesquita, de 30 anos; Carlos Lisboa do Vale, de 18 anos; Gilsomar Carvalho Fonseca, de 39 anos; T. M. R. V, de 17 anos; W. C. A, de 17 anos; Cosmo Damião Pereira Ribeiro, de 19 anos; José Alves dos Santos Filho, de 21 anos, e Josemar Costa Pereira, 32 anos

Número

14

é o número de pessoas que foram assassinadas nos primeiros 10 dias deste mês na Região Metropolitana de São Luís; três execuções ocorreram só na segunda-feira, dia 10.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.