Novo padrão

Placas do Mercosul serão lançadas hoje

Novo modelo estará disponível a partir desta terça-feira no Rio; mudança não será obrigatória para todos os veículos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

BRASÍLIA - O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, fará hoje, 11, no Rio de Janeiro, o lançamento do novo modelo de placa do Mercosul no Brasil. A partir desta terça-feira, 11, os motoristas do Rio já vão poder fazer a troca, que não será obrigatória para todos os veículos. O novo padrão terá quatro letras e três números.

A placa do Mercosul vai garantir mais segurança para a população. O modelo terá um QR Code que identificará os dados de confecção, desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do carro. A polícia pode saber instantaneamente se o veículo foi clonado ou não.

Quem quiser fazer a troca voluntariamente ou realizar serviços que envolverem novas placas já receberão o modelo Mercosul. As operações são: emplacamento de carros zero-quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município e alteração de categoria de direção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.