Perigo nas rodovias

Número de mortes em BRs cai 75% durante o feriado

Maior conscientização de motoristas e, principalmente, a fiscalização da PRF são os fatores apontados como os responsáveis pela queda

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Os trabalhos educativos realizados pela PRF durante o feriado, foi um dos fatores para a redução dos acidentes
Os trabalhos educativos realizados pela PRF durante o feriado, foi um dos fatores para a redução dos acidentes (BR-135)

A quantidade de óbitos durante o feriado prolongado da Independência deste ano caiu 75%, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), enquanto em 2017 ocorreram 12 mortes, nos três dias de trabalho, em 2018 foram três óbitos. A fiscalização também constatou uma que­da no número de acidentes.

Segundo a PRF, no ano passado foram 25 acidentes. Este ano, foram registrados 21. O número de feridos foi o que apresentou crescimento em um ano, de 15 para 17 pessoas com algum dano físico por causa de colisões nas estradas federais.

Em relação às mortes, o dado que chamou a atenção se refere às ocorrências do tipo atropelamento que aconteceram nas BRs 316 (Caxias) e Governador Edison Lobão (na BR-010). A outra morte envolveu um motociclista, na BR-222, nas proximidades de Pindaré-Mirim. “Em relação às ultrapassagens, não tivemos nenhuma ocorrência que resultou em morte, o que pode ser avaliado como positivo, já que este tipo de conduta resulta ainda na grande maioria de mortes nas estradas federais”, frisou o responsável pelo Núcleo de Comunicação da PRF no Maranhão, inspetor Antônio Noberto.

Ele ressaltou ainda os trabalhos educativos realizados pela polícia durante o feriado, considerado um dos períodos de maior fluxo de condutores nas estradas maranhenses. No total, foram sensibilizadas 679 pessoas. Uma pessoa foi flagrada no período dirigindo sob efeito de bebida alcoólica e nove veículos foram recolhidos devido a algum tipo de irregularidade, especialmente relacionada à situação documental.

Outra infração comum no período foi a falta de uso de cinto de seguran­ça. De acordo com dados da PRF, 32 pessoas foram multadas pela ausência do acessório durante as viagens. “O cinto de segurança ainda é um item de suma importância. Sem dúvida, em algumas ocorrências, a diferença entre a vítima ferida e a morte é simbolizada pelo uso ou não do cinto de segurança”, disse Noberto.

200 motoristas por dia em velocidade excessiva

A PRF informou ainda que, durante os dias de feriado da Independência, 625 motoristas foram flagrados sob excesso de velocidade nas estradas federais do estado, o que corresponde a aproximadamente 200 ocorrências por dia do gênero. De acordo com a fiscalização, o uso dos radares móveis por parte dos inspetores da PRF foi o responsável pela estatística.

Um dos fatores agravantes do índice foi a ausência da cadeirinha em 11 veículos fiscalizados pela polícia. Em caso de acidente, com a combinação velocidade alta e ausência do acessório de segurança, o condutor e os passageiros teriam baixas chances de sobrevivência. “No caso da cadeirinha, por exemplo, é uma segurança indispensável para as crianças. Já para os adultos, é prudente respeitar os limites de velocidade normalmente estabelecidos pelas placas informativas fixadas nos acostamentos”, ressaltou Antônio Noberto.

Ainda de acordo com a polícia, 839 multas foram aplicadas no feriado da Independência. Sobre o excesso de velocidade, o condutor infrator poderá desenvolver uma velocidade de até 110 quilômetros, desde que não haja sinalização indicando a velocidade.

NÚMEROS DA OPERAÇÃO

2017
Acidentes: 25
Feridos: 15
Mortes: 12
2018
Acidentes: 21
Feridos: 17

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.