SAÚDE

Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal é iniciado em SL

Projeto é uma idealização do HU-UFMA, em alusão ao Setembro Verde, dedicado à doença

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Em alusão ao Setembro Verde, mês também dedicado à prevenção de câncer colorretal, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) realiza o 1º mutirão de prevenção à doença, que se iniciou hoje (10) e se estende até o próximo dia 14. Durante a semana, serão realizados 80 exames de colonoscopia - imprescindível para detecção da doença no reto e intestino.

No total, foram disponibilizados mais de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos, para atender os pacientes que foram previamente informados sobre o exame, para que o preparo fosse realizado de forma correta. Os pacientes atendidos durante os dias de mutirão são aqueles que compunham a fila de espera do hospital e necessitam do exame a partir de recomendação médica.

“O objetivo do mutirão é atender as pessoas que realmente precisam. Por isso, utilizamos das filas. Porque as pessoas das filas são as que mais precisam fazer o exame. A partir desse mutirão, daremos maior celeridade ao andamento dessa demanda que é crescente”, ressaltou a gerente de Atenção à Saúde, Sílvia Cavalcante.

A colonoscopia é responsável por detectar o aparecimento de câncer no intestino. Também conhecido como uma endoscopia feita pelo ânus, esse exame flagra inflamações na parede intestinal, além de verrugas - os pólipos -, que podem ser pré-cancerosas, e tumores propriamente ditos.

“O exame é de extrema importância para detectar a doença ou preveni-la, pois a colonoscopia também tem esse objetivo. Quando a lesão no intestino ou reto se trata de qualquer outra doença que não o câncer, também é possível diagnosticar e tratar, para que os pólipos, por exemplo, não evoluam e se malignizem”, destacou o médico coloproctologista do HU-UFMA, José Batista Pinheiro Barreto.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018 devem ser registrados 36.360 novos casos de câncer colorretal, um aumento de 6% em relação ao ano passado. O tumor é o terceiro tipo mais frequente entre os homens e o segundo em mulheres.

Estudos da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) indicam que o grande acréscimo no número de novos casos de tumores no intestino esteja vinculado ao maior acesso das pessoas a métodos de diagnóstico, como a colonoscopia.
No Brasil, o exame é indicado a partir dos 50 anos para indivíduos sem histórico na família de tumor ou pólipo no intestino.

No entanto, seguindo a nova orientação da American Cancer Society, a SBCP trabalha para atualizar sua recomendação para rastreamento de câncer colorretal, que começaria já a partir dos 45 anos. Nos casos de histórico familiar ou mesmo quando há alterações do hábito intestinal, a recomendação é fazer o exame com mais antecedência.

A influência dos hábitos

Conheça as atitudes que podem contribuir para o aparecimento do câncer de intestino e as que ajudam a afastá-lo.
Para o bem
Uma dieta rica em fibras (grãos, frutas, legumes e verduras) não só faz o intestino trabalhar direito como ainda o preserva contra tumores ao arrastar mais depressa substâncias cujo contato é tóxico. O exercício físico também é bem-vindo.
Para o mal
Há evidências de que um cardápio gorduroso, abarrotado de carnes vermelhas, frituras e embutidos, favoreça o desenvolvimento da doença. Provavelmente porque contém substâncias capazes de irritar as paredes intestinais. O cigarro é outro inimigo do intestino - o que pouca gente desconfia. Mais uma vez, a razão está nos componentes tóxicos, que prejudicam as células do órgão.

Saiba mais

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.

Sintomas

Os sintomas do câncer colorretal na maioria das vezes surgem em estágio mais avançados da doença e consistem em mudança repentina e persistente dos hábitos intestinais, como diarreia, constipação e fezes com sangue e escuras, além de dor abdominal, anemia, fraqueza e perda de peso.

Prevenção

Entre os hábitos que podem influenciar no surgimento da doença estão obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta rica em carne vermelha e alimentos processados.

História prévia de pólipos e câncer colorretal (pessoal ou familiar), diabetes tipo 2 e doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de Crohn) são fatores que podem aumentar o risco de aparecimento do câncer de cólon e reto.

Entre os bons hábitos que devem ser seguidos a fim de prevenir o câncer de intestino estão: ingerir diariamente fibras (25 a 30g), frutas e verduras (2,5 xícaras) e peixes de duas a três vezes por semana; evitar a ingestão exagerada de álcool, alimentos gordurosos, carne vermelha e embutidos; praticar atividade física regularmente e não fumar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.