Nota baixa

Flávio Dino tenta responsabilizar prefeitos por queda de rendimento no Ideb

Em resposta ao jornal Estadão, de São Paulo, comunista afirmou que há poucos estudantes na rede estadual de ensino do 1º ao 5 º ano, justamente onde ocorreu a piora do Ideb

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Flávio Dino culpou prefeitos pelo fracasso no Ideb
Flávio Dino culpou prefeitos pelo fracasso no Ideb (Flávio Dino)

O governador Flávio Dino (PCdoB), candidato a reeleição pela coligação “Todos Pelo Maranhão”, tentou responsabilizar os prefeitos, em resposta à reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, pelo baixo desempenho do Maranhão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os anos de 2015 e 2017.

O Estadão noticiou no fim de semana, que Flávio Dino é um dos sete governadores com a piora do ensino durante as suas gestões, que tenta a reeleição de mandato.

Para tentar minimizar o desgaste, ele respondeu ao veículo que “há poucos alunos em escolas estaduais de 1º ao 5º ano”, onde se deu piora do Ideb. Ele informou que a maioria dos estudantes está na rede municipal.

De acordo com o Estadão, além do Maranhão, os demais estados administrados por governadores que buscam a reeleição e que tiveram queda no Ideb, são: Minas Gerais, Bahia, Roraima, Amapá, Amazonas e Distrito Federal.

Divulgado na semana passada, o Ideb é o principal indicador de qualidade do ensino brasileiro e junta notas de Português e Matemática com índice de alunos aprovados de cada Estado.

Apesar da queda no índice, Dino tem utilizado na sua propaganda política uma suposta elevação da educação no estado. Ele também apresenta o programa “Escola Digna” como suporte ao discurso de melhora no setor.

Mas, segundo o Ideb, de 2015, primeiro ano de mandato do comunista, até o ano passado, a educação piorou no Maranhão.

A meta geral do Ideb do estado para 2017 era de 3.7. Mas o índice alcançado doi de 3.4.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.