Mostra

Desenhos do artista francês Debret inspira exposição de arte

A maranhense Telma Lopes expõe “Folhas do Tempo” de 18 de setembro a 19 de outubro, na Galeria de Arte do Sesc (Centro)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
(folhas do tempo)

SÃO LUÍS - Baseada em memória afetiva e recriando desenhos do artista francês Jean-Baptiste Debret por meio da técnica de colagem de folhas secas sobre o papel, a maranhense Telma Lopes realiza a exposição “Folhas do Tempo”. A mostra fica em cartaz de 18 de setembro a 19 de outubro, na Galeria de Arte do Sesc (Centro).

A abertura da exposição terá um bate papo com a artista no dia 18 de setembro, das 9h30 às 10h30. O horário de visitação é das 9h às 17h (exceto sábado, domingos e feriados). A exposição "Folhas do Tempo" tem plano de visitas mediadas que podem ser solicitadas pelo telefone (98) 3216 3830.

O trabalho apresenta uma singular combinação de cores sépia e variações de fibras que resultam em texturas e formas inspiradas na iconografia pintada por Debret no período em que visitou o Brasil.

As pinturas de Debret demonstram um país com sérios antagonismos sociais, tendo a maioria da classe trabalhadora sofrendo regime escravocrata e os demais resultam de trabalhos informais (pregoeiros, sapateiros, lavadeiras e dentre outras atividades). O objetivo da artista ao resgatar essa fase histórica é salvaguardar elementos da cultura de matriz africana e reconhecer o legado dessa cultura para a sociedade brasileira.

Telma Lopes é natural de São José de Ribamar (MA). A artista visual desenvolve seus trabalhos na área da pintura, arte urbana e grafite há 39 anos, tendo como foco as artes plásticas e construção de cenários a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos e de materiais orgânicos. Em 1993 e 1994 conquistou o prêmio Zaque Pedro no XX e XXI Concurso Artístico Literário de São Luís/ FUNC. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1995, onde estudou Artes Plásticas na Associação Brasileira de Bella Artes e nesse mesmo ano começou a trabalhar na fábrica de cenários da Rede Globo de Televisão, onde permaneceu até 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.