Inauguração

Praça Dom Pedro II é revitalizada e entregue à população ludovicense

Serviço executado no espaço público foi fruto de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Prefeitura de São Luís; investimento foi orçado em R$ 500 mil, oriundo do Governo Federal

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

A Praça Dom Pedro II, situada no Centro Histórico de São Luís, foi requalificada e entregue nesta sexta à comunidade. Com um investimento de R$ 500 mil, oriundos do Governo Federal, o serviço executado no espaço público foi fruto de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura da capital maranhense. Um dos destaques da obra é a restauração da escultura Mãe d’Água Amazônica, que está de volta à praça. A população cobra fiscalização no ambiente, para impedir danos.

De acordo com o projeto do Iphan, foi realizada a recuperação dos passeios e canteiros, incluindo reparos na pavimentação em pedra portuguesa; os serviços de poda, remoção e plantio de espécimes vegetais; o refazimento de parte dos pisos cimentados e limpeza dos pisos; o acréscimo e a substituição de bancos e lixeiras; a reforma completa do chafariz, incluindo nova instalação de bombas, tubulações e iluminação são outros pontos relevantes da obra. Com a entrega da Praça Dom Pedro II, a população poderá usufruir novamente de um importante espaço público que é Patrimônio Cultural maranhense e referência em São Luís.

A aposentada Maria Doralice Gonçalves, de 80 anos, estava muito contente com a revitalização da praça. “Eu trabalhei aqui perto e a praça não estava assim bonita, mas agora estou voltando para ver como ficou. Achei muito linda e vou voltar sempre, para olhar a minha cidade e conversar com amigos”, relatou.

A comerciante Cleonice Aires Mendonça disse que a praça está linda, mas precisa de mais alguns serviços e fiscalização. “Fico muito feliz em ver a Praça Dom Pedro II requalificada, porém acho que não deveriam ter cortado uma árvore que nos proporcionava sombra e vi que corrigiram a situação do esgoto, que fica aqui bem próximo. Falta também banheiros públicos.

Além disso tudo, deve ter guardas, para fiscalizar esse ambiente, pois tem gente que causa muito dano”, explicou.
“Sempre venho na praça. Gostei muito do resultado da obra, mas acredito que deve ter uma fiscalização, porque se não vai voltar a mesma situação degradante que estava. A Prefeitura tem que colocar guardas, pelo menos durante o dia. Já vi flanelinhas pegando água do lago, para lavar carros e até mesmo banhar”, acrescentou o economista Francisco de Sousa, de 66 anos.

“A população deve cuidar deste espaço, assim como protege sua casa. Tem que ter educação patrimonial, seja por meio da escola, em casa e da imprensa. A fiscalização fica de responsabilidade do Município. As pessoas têm que ter a consciência que essa obra não é com dinheiro do Governo e sim com os seus impostos, que pagam todos os dias. São Luís ainda será contemplada, em breve, com mais obras”, frisou Kátia Bogéa, presidente nacional do Iphan.

SAIBA MAIS

É no entorno da Praça Dom Pedro II que estão as principais instituições administrativas: Palácio dos Leões (sede do Governo Estadual), Palácio La Ravardière (sede do Governo Municipal), Tribunal de Justiça do Estado e a Catedral Metropolitana. É, também, uma área de grande variedade estilística, edificações art nouveau, neoclássica e pombalina. No início da década de 1950, a peça escultórica Mãe d’Água Amazônica foi instalada no local, que passou a ser identificado como Praça da Mãe d’Água. A escultura, premiada com a medalha de prata no Salão Nacional de Belas-Artes em 1940, foi a última obra do escultor maranhense Newton Sá, que faleceu no mesmo ano. Em 2005 a escultura foi retirada da praça e levada para o Museu Histórico e Artístico, onde permaneceu até este ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.