Perigo na estrada

Polícia investiga acidente com estudantes em Viana

Ainda está sendo aguardada na delegacia, a apresentação do motorista que teria causado o acidente; ele foi identificado, mas não teve seu nome divulgado

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Um dos ônibus envolvido no acidente  ficou com a frente destruída; dois estudantes estão em estado grave
Um dos ônibus envolvido no acidente ficou com a frente destruída; dois estudantes estão em estado grave (Acidente)

VIANA - O motorista que causou o acidente que deixou 42 pessoas feridas no início da tarde de quinta-feira (6), na MA-014, no povoado Vila Zizi, zona rural de Viana deverá se apresentar à polícia nas próximas horas. Até o fechamento desta edição, o nome do condutor do ônibus que bateu na traseira do coletivo que transportava crianças e adolescentes. A polícia confirmou ainda que testemunhas serão convocadas nos próximos dias para prestar depoimento.

Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP), as apurações serão conduzidas pelo 2o Distrito Policial da cidade de Viana. De acordo com os investigadores, já se sabe quem estava conduzido o ônibus causador da batida. A Polícia Civil, que conduz as apurações, quer saber se algum tipo de falha mecânica e/ou imperícia do condutor do veículo causador do acidente Dependendo da análise do depoimento, o condutor poderá responder por homicídio culposo.

Em contato feito no dia do acidente por O Estado, o comandante de Policiamento da Área do Interior 5, coronel Vieira, deu a entender que o fato será apurado com rigor. Ele disse que somente após a perícia será possível verificar as causas do incidente. “No momento não se pode afirmar a causa do acidente, mas a polícia está investigando”, declarou Vieira.

A preocupação, além de apurar a responsabilidade do fato, é saber acerca do estado de saúde das vítimas. Os casos mais graves são dos jovens Jardel Coelho Aires e Emilly Trindade Serra, que foram transferidos para a capital maranhense horas após o acidente. Até o fechamento desta edição, o estado de saúde de Emily Serra era estável e ela não apresentava riscos de morte. Já Jardel Aires ainda apresentava quadro de hemorragia interna e seu quadro clínico inspirava cuidados.

De acordo com testemunhas, os dois jovens em situação mais grave estavam em um coletivo voltando da escola no sentido Viana/Matinha, de acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) quando foram atingidos na traseira por outro coletivo que vinha em alta velocidade. No momento do acidente, chovia no local. A assistência à saúde das vítimas é de responsabilidade do Governo, como confirmou nas redes sociais o atual governador, Flávio Dino (PC do B). Segundo o gestor, “nossa equipe de saúde está mobilizada na assistência aos estudantes atingidos por acidente de trânsito em Viana”.

Minutos após o acidente, foi grande a aglomeração de familiares na entrada do hospital da cidade de Viana, onde a maior parte das vítimas (42 no total) foram encaminhadas). De acordo com o que apurou O Estado, apenas as duas vítimas que estão na capital maranhense ainda permanecem internadas. As outras pessoas envolvidas no acidente foram atendidas no município da Baixada Maranhense e liberadas em seguida.

Boa parte das vítimas sofreu fraturas nos braços, nariz e cabeça. Alguns dos jovens chegaram a sacar do coletivo, devido ao impacto da batida. O acidente causou enorme comoção na cidade de Viana. Pais e responsáveis pelos jovens se aglomeraram, após o fato, nos arredores do hospital da cidade em busca de notícias. Para conter a multidão, policiais militares da guarnição da cidade precisaram ser deslocados. Apesar do tumulto, nenhum fato grave foi registrado.

Correlata – Acidentes com coletivos em estradas maranhense têm se tornado comuns

Os acidentes em estradas maranhenses com coletivos têm se tornado, a cada dia, mais comuns. Na maior parte dos casos, a conduta considerada inapropriada dos condutores é a causa dos fatos.

Em março deste ano, um ônibus escolar que seguia para uma conferência na cidade de Viana, na mesma MA-014 que registrou o fato desta quinta-feira (6), capotou. O veículo, de acordo com informações da polícia, seguia com 25 professores, além de coordenadores e supervisores do município de Olinda Nova. No momento do acidente, chovia bastante.

Os ocupantes, na ocasião, foram atendidos e estavam com braços e pernas quebrados. Vários dos pacientes foram atendidos no Hospital Municipal de Olinda Nova. Apesar da aparente gravidade do fato, ninguém morreu.

Em julho deste ano, um ônibus que transportava um time sub-17 tombou no km 256 da BR-226 quando se deslocava da cidade de Bacabal em direção à Barra do Corda. De acordo com informações divulgadas à época pela Polícia Rodoviária Federal, o veículo sofreu uma colisão lateral de um veículo Corolla, não-identificado.

Com o tombamento, um adolescente de 16 anos identificado como Diego Ruan e o treinador do time, identificado como Ivanildo dos Santos Sousa morreram na hora. Já o motorista do carro de passeio sofreu apenas ferimentos leves. Outras duas vítimas do ônibus se feriram gravemente. Segundo a PRF, o ônibus transportava 48 pessoas.

NOTA SSP SOBRE O ACIDENTE DE VIANA

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informa o inquérito para investigar a ocorrência já foi aberto e as investigações seguem conduzidas pelo 2º Distrito Policial da cidade de Viana. Os envolvidos no acidente já foram identificados e as testemunhas qualificadas para prestar depoimento. As causas do acidente estão sendo apuradas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.