COLUNA

O que mudou?!

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Dois vídeos dos programas eleitorais de Roseana Sarney (MDB) tiveram a maior repercussão entre todos os aspectos da propaganda eleitoral até o momento. Num deles, a governadora anuncia que vai baixar a alíquota do ICMS para alimentos da cesta básica e medicamentos; e justifica a atitude com o argumento de que incentivos fiscais atraem investimentos e geram emprego e renda.
No mesmo discurso, a ex-governadora destaca também que, neste atual governo, os investimentos empresariais sumiram, o que gerou desemprego, exatamente por causa do aumento abusivo de impostos.
Mas é no segundo vídeo que Roseana impactou de vez as redes sociais e aplicativos de troca de mensagens. Ela lembra os programas sociais do seu governo – Viva Luz, Viva água, Primeiro Emprego... – e põe testemunhos de quem se beneficiou desses projetos e hoje vivem à margem das políticas públicas.
Os depoimentos por si só, entremeados pelas falas de Roseana, já seriam suficientes para mostrar o que mudou no Maranhão em quatro anos. Mas ela vai além, e pede que o próprio eleitor faça uma pergunta a sim mesmo: “Em que minha vida mudou nos últimos quatro anos?”. Os vídeos viralizaram na internet.

Reparo
Nesta sexta-feira, a coluna divulgou algumas informações tecnicamente incorretas e que merecem reparo em nome da precisão jornalística:
O candidato Márcio Jerry, apesar de ter sido declarado inelegível pela Juíza de Coroatá, não está inelegível, pois o recurso da decisão tem automaticamente efeito suspensivo, pelo que sua candidatura está mantida;
O secretário Carlos Lula, apesar de investigado em um dos inquéritos da Operação Sermão aos Peixes, da Polícia Federal, não foi denunciado conforme mencionou a coluna. Por fim, a impugnação da candidatura a suplente de Suely Pereira pela Coligação “O Maranhão quer mais” está pendente de julgamento pelo TRE, mas ela também não está inelegível.

Velho conhecido
O marqueteiro de Roseana Sarney tem histórico de trabalhos contra o comunista Flávio Dino.
Marcelo Simões esteve na equipe de campanha do ex-prefeito João Castelo (PSDB), que, em 2008, venceu o candidato do PCdoB em São Luís.
Aquela campanha virou ícone pela certeza que Flávio Dino tinha da vitória em segundo turno.

Quem mentiu?
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, informou ao jornalista Gláucio Ericeira que o governador Flávio Dino iria se afastar do mandato.
O jornalista publicou a notícia em seu blog e o próprio Flávio Dino foi às redes sociais desmentir.
Mas, no seu modo de politizar tudo, acusou o jornalista de mentir, e não a fonte da notícia, que é seu aliado.

Quem assumiria?
O problema da licença de Flávio Dino – para fazer campanha – é que gerou uma especulação sobre quem assumiria o governo.
Como são candidatos, o vice Carlos Brandão (PRB), e o próprio Othelino Neto, não podem assumir, o que garantiria a ascensão do presidente do TJ, desembargador José Joaquim Figueiredo.
Para confirmar que a informação teve fonte fidedigna, o autor da notícia prometeu publicar a íntegra da conversa que teve com o presidente da AL.

Com ele
A candidata do PSL, Maura Jorge, exibiu em seu programa de TV e nas inserções imagens da passagem do presidenciável Jair Bolsonaro pelo Maranhão.
Apesar de já está gravado há semanas, o programa casou com o momento atual da campanha, pós-atentado sofrido por Bolsonaro.
Nos vídeos que estão na programação das TVs, o candidato a presidente apresenta Maura como sua representante no Maranhão.

Condenado
A Justiça Eleitoral suspendeu três inserções da campanha do governador Flávio Dino.
O comunista cometeu irregularidades ao apresentar imagens de forma não autorizadas pela legislação.
É mais um conjunto de condenações a Flávio Dino, o recordista de derrotas no TRE maranhense.

DE OLHO

R$ 17 milhões é o valor que os três principais candidatos ao governo do Maranhão receberam até agora dos seus partidos para a campanha eleitoral no Maranhão

E MAIS

• O presidenciável Ciro Gomes passou o feriado de 7 de setembro em São Luís, mas sua agenda nacional informou que ele havia suspendido a programação de campanha.

• Duas semanas depois de o vereador Beto Castro prometer asfaltar o Coroado em troca de votos em Flávio Dino, as máquinas estão a todo vapor nas ruas do bairro.

• O governador Flávio Dino tem se incomodado com as decisões do Tribunal Regional Eleitoral maranhense contra ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.