São Luís 400 Anos

Novo estilo de vida na capital maranhense

Completando 406 anos, São Luís se modernizou e os ludovicenses se apropriam dessa nova maneira de viver na Ilha, na rotina frenética dos grandes centros

Adriano Soares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
São Luís é bastante movimentada à noite na atualidade; além de atrair amantes da prática de exercícios, há espaços para bares e casas de shows e muito mais
São Luís é bastante movimentada à noite na atualidade; além de atrair amantes da prática de exercícios, há espaços para bares e casas de shows e muito mais (Lagoa da Jansen)

A capital maranhense completa 406 anos, neste sábado (8). Com riquezas culturais e históricas incalculáveis, quem vive em São Luís acaba se adaptando à rotina moderna da cidade, que vem crescendo e atraindo vários novos programas que os ludovicenses e visitantes podem curtir.

No quesito modernidade, São Luís não fica atrás de outras grandes cidades. Com uma vida noturna badalada, repleta de boates, tabacarias, pub’s, parques, restaurantes, cafés, quem mora ou visita a capital maranhense tem um variado leque de possibilidades para aproveitar. “Hoje, tudo o que a gente quer, podemos encontrar em São Luís. A cidade tem crescido e isso é bom para o seu desenvolvimento”, garante a bióloga Bruna de Oliveira.

Veja também: Confira fotos espetaculares de São Luís nos seus 406 anos de fundação

happy our
Sexta-feira é dia de um bom happy our com os amigos, e em São Luís o que não falta são opções para quem quer curtir a noite. A rotina do ludovicense mudou. São Luís não é mais aquela cidade com um trânsito calmo e com poucas opções de lazer – claro, que há que prefira esse modo mais pacato. A vida agitada de quem vive na capital do Maranhão mostra como as coisas mudaram por aqui.

Quem vive em São Luís tem cada vez mais cuidado do corpo, da saúde. Uma corrida na praia logo cedo, ou no fim de um dia corrido de serviço, faz parte do cotidiano do ludovicense. “A maioria das pessoas que moram aqui em São Luís tem uma rotina muito intensa. São afazeres profissionais, domésticos, mas a gente sempre tira um tempinho pra fazer atividade física. Eu, por exemplo, faço as minhas na avenida Litorânea, com essa vista maravilhosa”, afirma a supervisora de patrimônio Ana Lúcia Amorim.

Leia também: Obras de revitalização destacam belezas do Centro nos 406 anos da capital

Há quem reclame do atual modo de viver em São Luís. Para algumas pessoas, mesmo com tantos benefícios que a modernidade trouxe para a cidade, algumas consequências não muito agradáveis também vieram juntas, como aponta o autônomo Luís Silva. “O custo financeiro em São Luís aumentou bastante. Além disso, vejo que ainda falta segurança e infraestrutura na cidade, que tem uma superpopulação”, diz.

São Luís cresceu, evoluiu, se modernizou. Os moradores da cidade seguiram as novas tendências e os novos estilos de se viver na Ilha do Amor. Com prédios altos, trânsito intenso, vida agitada, porém com espaços para o lazer, que agradam todos os públicos, boas faculdades, shoppings, a capital maranhense é uma cidade que permite aos seus moradores uma vida assim como em qualquer outra capital brasileira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.