Fortuna

Mergulhadores encontram ''tesouro perdido'' em destroços de navio

Cofre pode ter dezenas de milhões de euros em moedas de ouro, que, caso sejam confirmadas, terão 10% de seu valor destinados aos mergulhadores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Moedas de ouro iguais a estas estariam no cofre do navio Rei da Italia, localizado por merguladores
Moedas de ouro iguais a estas estariam no cofre do navio Rei da Italia, localizado por merguladores (Moedas)

ITÁLIA - Mergulhadores europeus encontraram um cofre em meio aos destroços do navio “Rei da Itália”, que naufragou em 1866, durante a Batalha de Lissa, no Mar Adriático. Segundo ‘reza a lenda’, a caixa pode conter uma série de objetos valiosos, avaliados em dezenas de milhões de euros e, por isso, muitas pessoas apelidaram a descoberta de ‘tesouro perdido’.

O ' tesouro perdido’ foi encontrado por um grupo liderado por Lorenzo Marovic. Ninguém sabe exatamente o que há dentro do cofre, desse modo, foi solicitado ao Ministério da Cultura de Zagreb, na Croácia, e à superintendência competente que mais duas missões exploratórias sejam realizadas.

“Dado que o ‘Rei da Itália’ jaz a 115 metros de profundidade e as imersões podem chegar a cinco horas, precisamos de equipamento adequado e mergulhadores preparados”, explicou Marovic. “Não sabemos o que tem no cofre, mas acredito que, de qualquer forma, isso deve ser trazido à superfície”.

Ouro

Segundo a lenda popular, esse navio levava um grande carregamento de ouro quando naufragou. Toda a quantia serviria aos custos do governo provisório da Itália, caso o país conseguisse uma vitória marinha sobre a Áustria durante a 3ª Guerra da Independência. O valor, em centenas de moedas de ouro avaliadas em 250 mil libras da época, pode chegar a dezenas de milhões de euros atualmente,

Caso realmente existe, o conteúdo será de propriedade do Ministério dos Bens Culturais da Croácia, no entanto, nem todo o valor ficará com o governo do país. Como foi a equipe de Marovic que encontrou a caixa, como recompensa eles poderão ficar com 10% do conteúdo total.

O navio ‘Rei da Itália’ saiu do porto italiano de Ancona em 16 de julho de 1866. Ele partiu diretamente para Vis, no sul da Croácia, e bombardeou todos os fortes localizados nas colinas da ilha.

Alguns dias depois, a embarcação foi bombardeada pela marinha do então Império Austro-Húngaro, dando início a chamada Batalha de Lissa. Ela terminou com a derrota da frota italiana e o naufrágio do navio, que desapareceu junto de 364 marinheiros e outros 27 oficiais. Apenas 167 pessoas se salvarão.

Em 2005, 139 anos depois, a mesma equipe de mergulhadores de Marovic identificou os destroços do navio na costa dalmata, para, então, localizar o cofre com o suposto ‘tesouro perdido ’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.