Sétima Arte

Filme “Ferrugem” tem sessão especial e debate em cinema de São Luís

Co-produção da Globofilmes teve exibição no Cinépolis; película aborda o bullying e suas consequências; antes da exibição, houve um debate com Aly Muritiba e Giovanni de Lorenzi

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Argel Medeiros, distribuidor do filme, com o diretor Aly Muritiba e o protagonista Giovanni de Lorenzi
Argel Medeiros, distribuidor do filme, com o diretor Aly Muritiba e o protagonista Giovanni de Lorenzi

SÃO LUÍS - O filme “Ferrugem”, produção cinematogrática co-produzida pela Globofilmes e que aborda o bullying e suas consequências, foi exibido em sessão especial promovida na noite desta quinta-feira (6), no Cinépolis, em São Luís. Antes da exibição, houve um debate com a participação do diretor Aly Muritiba e do protagonista Giovanni de Lorenzi.


O longa de 100 minutos que estreou no fim do mês passado conta a história de Tati, uma adolescente que tem a sua vida particular modificada quando um vídeo pessoal cai em um grupo de WhatsApp. O filme, apesar do pouco tempo em cartaz, já foi reconhecido e premiado no Festival de Gramado este ano. Além do bullying, o longa também aborda outros temas como cyberbullying e sexting (divulgação de conteúdos eróticos através dos celulares).


Durante o debate, Aly Muritiba exaltou a obra e disse que o tema é de suma importância para a sociedade. “Também tenho filho e sei o quanto este tema é de fundamental importância. Por isso, o filme projeta uma reflexão e sugere uma solução para casos deste gênero”, ressaltou. Ele disse ainda que, apesar de o filme não se referir a um caso real específico, o roteiro pode ser identificado por jovens que estejam passando pelo mesmo problema. “O roteiro não se refere a alguém, mas por se tratar de um assunto muito comum, vários se identificam com a história”, disse.

Diretor Aly Muritiba e o ator Giovanni de Lorenzi participam do debate realizado antes da exibição
Diretor Aly Muritiba e o ator Giovanni de Lorenzi participam do debate realizado antes da exibição


Para Giovanni de Lorenzi, que interpreta Renet, personagem que interage com avítima de bullying no filme, a atriz Tiffanny Dopke (que dá vida à personagem Tati), a abordagem do bullying remete às ferramentas tecnológicas. No entanto, ele lembra que se trata de uma problemática presente em décadas cujas mídias sociais não estavam presentes.


“Antes mesmo das mídias, ou seja, no tempo do VHS, já era possível ver casos de pessoas que entravam na privacidade das pessoas e violavam temas muito íntimos. É preciso sempre lembrar que se trata de um problema grave e, no filme, para quem quiser ver, há um roteiro que aponta a questão e direciona uma solução”, disse Giovanni de Lorenzi.


De acordo com os responsáveis, o filme será exibido no San Sebastian International Film Festival na Espanha, dentro da programação da mostra competitiva Horizontes Latinos.
O público que acompanhou a exibição de “Ferrugem” no Cinépolis aprovou a produção. “Gostei do roteiro e da atuação dos atores e atrizes”, disse Patrícia Lemos.

Cena de “Ferrugem”, co-produção da Globofilmes exibida em sessão especial no Cinépolis em São Luís
Cena de “Ferrugem”, co-produção da Globofilmes exibida em sessão especial no Cinépolis em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.