série B

Adversário do Sampaio, Ponte acumula pior fase na série B

Macaca chega para o duelo com o tricolor maranhense com o registro de pior sequência dentro da competição e também a maior distância para o G4

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
(IVAN PONTE PRETA )

SÃO PAULO - A má fase na Série B do Brasileiro pressiona a Ponte Preta contra o Sampaio Corrêa, neste sábado, às 19h, no Estádio Moisés Lucarelli. A Macaca chega para o duelo com a pior sequência dentro da competição e também a maior distância para o G-4. São quatro jogos sem vencer e oito pontos de diferença para o grupo de acesso, a 13 rodadas do fim.

O atual jejum é igual a outros dois em que a Ponte amargou uma série negativa com duas derrotas e dois empates. Curiosamente, a primeira crise aconteceu no período do turno equivalente ao que a Macaca atravessa agora e culminou com a demissão do técnico Doriva.

Entre a quinta e a oitava rodadas, a Ponte empatou por 0 a 0 com o Vila Nova, perdeu por 3 a 1 para o Atlético-GO, por 1 a 0 para o Sampaio Corrêa e depois ficou no 1 a 1 com o Oeste. Depois, entre a 16ª e a 19ª rodadas, foi derrotada por 2 a 1 pelo Boa Esporte e 1 a 0 para o Juventude, além das igualdades com Coritiba (0 a 0) e Avaí (2 a 2).

Agora, já em um momento mais agudo da Série B, o jejum começou com o revés por 1 a 0 para o Londrina, passou pelos empates em casa no dérbi (0 a 0) e com o Vila Nova (1 a 0) e teve na derrota por 2 a 0 para o Atlético-GO, na última terça-feira, seu capítulo mais recente.

A queda de produção afastou a Ponte do pelotão de frente como nunca. Na décima posição, a Macaca tem 34 pontos, contra 42 do Avaí, atual quarto colocado. Antes, o máximo tinha sido sete pontos, na sétima rodada, justamente durante o primeiro "grande" jejum.

Até aqui, a Ponte conseguiu sentir o gostinho da zona de acesso apenas uma vez. Ainda assim foi de forma provisória, quando bateu o Criciúma por 3 a 1 na abertura da 21ª rodada e curtiu uma vaga no G-4 por alguns dias. O gráfico abaixo mostra o sobe e desce da Macaca em relação ao G-4 desde o início da Série B.

Diante do cenário, a Ponte entra em campo no sábado com a obrigação de se reabilitar contra o vice-lanterna, que acumula duas derrotas consecutivas. Somente o resultado positivo mantém a esperança de brigar pelo acesso.

Pelas contas da comissão técnica, são necessárias de oito a nove vitórias nos 13 compromissos restantes. Já um novo tropeço praticamente enterra o sonho de voltar à elite e implode de vez a crise no Majestoso. O único remédio para evitar isso é fazer as pazes com a vitória. Não há outra saída.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.