Tecnologia

Empresários discutem ingresso no indústria 4.0

Senai promove palestras, mesas-redondas, em todo o Brasil; evento no Maranhão acontecerá em Caxias

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

A indústria 4.0, como é conhecida a integração do mundo físico e virtual por meio de tecnologias digitais, vai mudar a forma de produzir, gerar novos negócios e transformar o mercado de trabalho.
O uso de recursos como internet das coisas, big data e inteligência artificial também pode aumentar a produtividade das empresas. A fim de ajudar pequenos e médios empresários a tirar proveito da quarta revolução industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realiza em todo o Brasil, na quarta-feira, 12, o evento Desvendar 4.0.
Aberto ao público e com programação totalmente gratuita, o evento no Maranhão ocorre na sala multifuncional do Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Caxias com palestras de especialistas em indústria 4.0, workshops e mesas redondas para discutir o tema. O objetivo é mostrar que as tecnologias digitais são acessíveis a empresas de todos os portes, com baixo investimento e podem trazer ganhos relevantes. “Empresas de todo o mundo estão iniciando esse processo. A indústria 4.0 deve ser vista como uma oportunidade para o Brasil dar um salto em produtividade e gerar mais desenvolvimento”, avalia o diretor-geral do Senais, Rafael Lucchesi.
“O mais importante, neste momento, é que o empresário industrial saiba que é possível adotar as novas tecnologias, conheça a opções disponíveis e como podem ser aplicadas à realidade do seu negócio”, destaca o diretor regional do Senai-MA, Marco Moura.
A palestra magma do evento “Indústria 4.0” será proferida por Silvio Meira, pesquisador do Instituto Senai de Inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação e professor emérito de Engenharia de Software do Centro de Informática da UFPE. A apresentação de Silvio Meira poderá ser acompanhada no LinkedIn do SENAI Nacional (linkedin.com/company/senai-nacional). Ainda será ministrada a palestra “Desvendar 4.0 – Desmistificando os conceitos da indústria 4.0”, com o consultor do Senai, Francisco Givaldo Mendes Santos.

GUIA DE DIGITALIZAÇÃO
O Senai também lança um guia com cinco passos que as pequenas e médias empresas devem seguir para se inserir na indústria 4.0. A recomendação é que, em primeiro lugar, os empresários organizem seu sistema produtivo para reduzir desperdícios, por meio de ferramentas como o lean manufacturing. A técnica foi implantada pelo Senai em empresas atendidas no programa Brasil Mais Produtivo com aumento médio de produtividade de 52%.
Em seguida, a orientação é instalar sensores nas principais linhas de produção e capacitar funcionários para analisar as informações geradas pelos equipamentos. Ter profissionais qualificados é o ponto-chave para as empresas que vão adotar tecnologias digitais. Eles serão responsáveis, por exemplo, por tomar decisões estratégicas a partir das informações geradas. O Senai iniciou neste ano a oferta de 11 cursos de aperfeiçoamento para capacitar os profissionais que vão trabalhar com tecnologias da indústria 4.0.
Os próximos estágios recomen­dados pelo guia são tornar visíveis em nuvem os dados produzidos pelos sensores e integrá-los aos indicadores da empresa; introduzir tecnologias como big data e inteligência artificial e utilizar esses recursos para responder de forma rápida e flexível às demandas dos clientes. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.