Presente

Em seu aniversário, São Luís ganha praça revitalizada

Foi feita a recuperação dos passeios e canteiros, incluindo reparos na pavimentação em pedra portuguesa, os serviços de poda, a remoção e plantio de espécimes vegetais e a recolocação da Mãe d’Água Amazônica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Praça Dom Pedro II totalmente reformada será entregue hoje
Praça Dom Pedro II totalmente reformada será entregue hoje (praça)

Na véspera do aniversário de 406 anos de São Luís, a comunidade ludovicense terá mais um motivo para celebrar. Hoje (7), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal entregam, totalmente restaurada, a Praça Dom Pedro II, a primeira da cidade. Com investimento de aproximadamente R$ 500 mil do Governo Federal, por meio do Iphan, um dos destaques da obra é a restauração da escultura Mãe d’Água Amazônica, que está de volta à praça.

A recuperação dos passeios e canteiros, incluindo reparos na pavimentação em pedra portuguesa; os serviços de poda, remoção e plantio de espécimes vegetais; a recomposição de parte dos pisos cimentados e limpeza dos pisos; o acréscimo e a substituição de bancos e lixeiras; a reforma completa do chafariz, incluindo nova instalação de bombas, tubulações e iluminação, são outros pontos relevantes da obra. Com a entrega da Praça Dom Pedro II, a população poderá usufruir novamente de um importante espaço público que é Patrimônio Cultural maranhense e referência em São Luís.

História
Situada na área escolhida por franceses, em 1612, para repouso, de acordo com o missionário Claude d’Abbevile, e primeira praça da futura cidade de São Luís, a Pedro II começou a ganhar forma em 1821, após intervenções do marechal Bernardo da Silveira Pinto de Fonseca. Em 1904, o largo constituiu-se em avenida, com a abertura de canteiros, passeios e alas, denominando-se Avenida Maranhense e, posteriormente, Avenida Pedro II, onde fica a praça homônima.

É neste espaço que estão as principais instituições administrativas: Palácio dos Leões (sede do Governo Estadual), Palácio La Ravardière (sede do Governo Municipal), Tribunal de Justiça do Estado e a Catedral Metropolitana. É, também, uma área de grande variedade estilística, edificações art nouveau, neoclássica e pombalina. No início da década de 1950, a peça escultórica Mãe d’Água Amazônica foi instalada no local, que passou a ser identificado co­mo Praça da Mãe d’Água. A escultura, premiada com a medalha de prata no Salão Nacional de Belas-Artes em 1940, foi a última obra do escultor maranhense Newton Sá, que faleceu no mesmo ano. Em 2005, a escultura foi retirada da praça e levada para o Museu Histórico e Artístico, onde permaneceu até este ano.

SERVIÇO

Entrega da Praça Dom Pedro II
Data: 7 de setembro, 17h30
Local: Centro Histórico – São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.