Eleições 2018

Diferença entre Dino e Roseana torna impossível afirmar quem vence o primeiro turno no MA

Pesquisa Escutec mostrou que a diferença entre os candidatos diminuiu drasticamente, dando a qualquer um a possibilidade de chegar em primeiro lugar já na primeira fase da votação

Marco Aurélio D''Eça - Editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Flávio Dino e Roseana têm diferença mínima desde o início da campanha
Flávio Dino e Roseana têm diferença mínima desde o início da campanha (Flávio Dino e Roseana)

Os números da pesquisa Escutec sobre a disputa pelo Governo do Maranhão, divulgada ontem por O Estado, mostraram que a diferença entre o governador Flávio Dino (PCdoB) e a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) já é de apenas seis pontos percentuais. Levando em consideração a margem de erro, de 2 pontos para mais ou para menos, essa diferença pode ser de 10 pontos; mas também pode ser de apenas dois pontos percentuais.

Neste aspecto, a análise da pesquisa Escutec permite dizer que, faltando exatos 30 dias para a eleição, mantidas as mesmas condições eleitorais de hoje, tanto Flávio Dino quanto Roseana Sarney podem chegar no dia 7 de outubro na liderança da disputa.

A posição de cada um dos principais contendores no primeiro turno pode ser fundamental para o resultado de um novo embate entre os dois candidatos, uma vez que, pelo levantamento, o segundo turno já é uma realidade praticamente consolidada no Maranhão.

Realizado com 2 mil eleitores de 80 municípios, o levantamento Escutec foi realizado entre os dias 25 e 28 de agosto – sem, portanto, medir o impacto do horário eleitoral – e foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número 07603/2018.

Crescimento

A tese de segundo turno ganha ainda mais força quando analisados os números dos dois outros principais candidatos, senador Roberto Rocha (PSDB) e ex-prefeita Maura Jorge (PSL). O tucano apareceu com 6% das intenções de votos (ou uma variação entre 4% e 8%). Maura, por sua vez, registra 5%, que podem ser 3% ou 7%, dependendo da margem de erro.

Isso significa que os dois já se aproximam da casa dos dois dígitos e, juntos, já somam um percentual que pode variar de 7% a 15% das intenções de voto. Além deles, aparecem Ramon Zapata, do PSTU (que tem entre 0% e 3%) e Odívio Neto, do PSOL, que pode ter 0%, mas pode chegar a 2%.

Neste cenário positivo para os adversários de Flávio Dino, bastaria a Roseana registrar apenas 1 voto a mais que 30% do total para que o segundo turno seja confirmado no dia 7 de outubro. Isto porque, somada aos demais candidatos, superaria a marca dos 50% dos votos válidos, garantindo um novo turno.

Por outro lado, para Dino liquidar a fatura no primeiro turno, terá que apostar no cenário onde a margem de erro varia toda para baixo em todos os candidatos. Tanto ele quanto a oposição têm ainda 30 dias para consolidar seus projetos.

Presidência: Lula tem larga

vantagem no Maranhão

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta obter o direito de disputar a eleição de outubro junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), após ter o seu registro de candidatura rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aparece com larga vantagem na pesquisa de intenções de votos Escutec/O Estado junto ao eleitorado maranhense.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Lula aparece na liderança absoluta e sem qualquer ameaça, com 77% das intenções de votos.

Jair Bolsonaro (PSL) é o segundo colocado, com 8% da preferência do eleitorado. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, com 3%, empatado tecnicamente com Marina Silva (REDE), que também tem 3%.

Geraldo Alckmin (PSDB) aparece na quinta colocação, com apenas 1% das intenções de votos.

Os demais candidatos João Amoêdo (NOVO), Cabo Daciolo (PATRI), Álvaro Dias (PODE), Henrique Meireles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL), Eymael (DC) e Vera (PSTU) não pontuaram.

Afirmaram não votar em nenhum dos candidatos, 4% do eleitorado. Outros 4% não souberam ou não responderam aos questionários.

Espontâneo - No cenário espontâneo, Lula aparece com 53% das intenções de votos. Jair Bolsonaro aparece com 6%, Ciro Gomes aparece com 2% e Marina Silva com apenas 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

Ao todo, 38% do eleitorado não respondeu ou não sabe em quem votar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.