Ação a favor dos jovens

Campanha contra bullying é lançada em escola da capital

Evento, organizado pela Plan Internacional Brasil, fez parte do projeto “Aprender sem Medo”

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

A prática do bullying e suas implicações são tema de uma campanha, organizada pela Plan Internacional, em parceria comunidades de ensino da cidade, e lançada na tarde de ontem (6) na Unidade de Ensino Básico Gomes de Sousa, na Vila Maranhão, zona rural de São Luís. A ação faz parte do projeto “Aprender sem Medo”, administrado pela entidade. No lançamento da campanha, os jovens da unidade de ensino exibiram vídeoclip intitulado “Ao Bullying eu Digo Não”, produzido pelos próprios estudantes.

O objetivo dos trabalhos da Plan é diminuir os índices de danos físicos e psicológicos que constituem o bullying e ainda presentes nos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Dados da Organização das Nações Unidas do Brasil (ONU) apontam que, no Brasil, a taxa de jovens afetados pelo bullying é de 43%. “Ou seja, quase a metade dos jovens já foi vítima desta prática extremamente nociva para a educação”, disse a educadora social da Plan, Isabela Costa.

Ainda de acordo com a educadora, a iniciativa de enfrentamento ao bullying ocorrerá em 10 escolas da Grande Ilha. Segundo a Plan, a meta é desenvolver ações sobre a cultura de paz e criar uma lei municipal que puna os autores da prática. “Em parceria com outas instituições da sociedade, nosso objetivo é criar uma rede de multiplicadores dentro das escolas para atuar contra o bullying e incentivar estudantes vítimas da prática a denunciar”, afirmou Creuziane Barros, gerente da Plan em São Luís.

A estudante Ednayra Costa, de 16 anos, disse a O Estado que já foi vítima de bullying. Ela contou que era apelidada de “pau de selfie” e “cabelo bombril”, em referência ao peso corporal e ao tipo capilar. Segundo a estudante, as ofensas foram fundamentais para o crescimento de sua personalidade. “Eu, após estas ofensas, me tornei ainda mais determinada. Ainda tenho uma timidez muito grande, mas a minha vontade de evitar que outras pessoas passem pelo mesmo transtorno, pelo mesmo problema, é tão grande que eu supero qualquer timidez que tenha”, disse.

Ela palestrou para os estudantes da UEB Gomes de Sousa durante o lançamento da campanha contra o bullying. Na fala, ela encorajou outros jovens a denunciar a prática. “Não fiquem inibidos. Quem faz isso conta com este silêncio para continuar fazendo. Tinha uma amiga que chegou a ir para a escola com o cabelo preso por mais de uma semana, pois temia que os amigos cortassem o cabelo alvo do bullying”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.