FERIADÃO

Procura por passagens se intensifica com a aproximação do feriado

Passagens de ônibus e ferry-boat para alguns municípios já estão esgotadas; os destinos mais procurados são Barreinhas, Morros, Rosário e região da Baixada

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Com a aproximação de mais um feriado prolongado, a procura por passagens para o interior do Maranhão se intensifica. Tanto por mar quanto por terra, os serviços de transporte da capital já trabalham com capacidade máxima para este fim de semana. Entre os destinos mais procurados, destacam-se as regiões litorâneas e ribeirinhas do interior maranhense.

O fim de semana, por si só, já representa um momento de descanso para muitas pessoas. Associado a feriados que proporcionam o prolongamento dos dias de folga, como os da Semana da Pátria, esses dias são aproveitados para a realização de viagens e passeios, aumentando a procura por bilhetes nos serviços de transportes da capital.

De acordo com a bilheteira de uma empresa de viação, Nádla Pereira, entre os destinos mais procurados estão os municípios de Barreirinhas, Morros, Tutoia, Urbano Santos, Itapecuru e Rosário, alguns com passagens esgotadas.
“Geralmente, em todo feriado, nossos ônibus lotam. Agora, 7 de setembro, não seria diferente. Dia seis, já estamos com todos os ônibus lotados para Barreirinhas, Morros, Rosário, inclusive os carros extras”, contou.

Muitos passageiros procuram também destinos fora do estado, como os vizinhos Ceará e Piauí, como destacou Diego Andrade, funcionário de outra empresa de transportes terrestres. “A procura é maior para municípios maranhenses, mas tem crescido bastante para os estados mais próximos. Já programamos viagens extras para Camocim e Parnaíba, por exemplo”.

O cenário não é diferente nos serviços de transportes aquáticos. Entre os destinos mais procurados, destaca-se a região da baixada, principalmente para os municípios de Pinheiro, Bequimão, Santa Helena e Cururupu. Para esses municípios, os bilhetes para o ferry-boat, com saídas do Terminal da Ponta da Espera e Cujupe, já estão esgotados, e já se estuda a possibilidade de inserir viagens extras, como ressaltou Jamile de Sá, secretária das empresas Internacional Marítima e Servi Porto.

“Nós começamos as vendas de passagens com 60 dias de antecedência, e para esse feriado já estão esgotadas para as saídas de São Luís nos dias 5 e 6 e para retornos nos dias 9 e 10, tanto da Servi Porto quanto da Internacional Marítima. Nós costumamos fazer viagens extras, dependendo da demanda. É uma possibilidade que costuma ocorrer nesses períodos”, destacou.

Como inicia as vendas com antecedência, as empresas já se preparam para o feriado de 12 de outubro, como explicou Jamile de Sá. “A procura nesses períodos é muito grande, porque emenda um feriado e fim de semana e as pessoas tiram para descasar. Inclusive, já estamos nos preparando para o feriado do próximo mês, que vai cair numa sexta-feira e já estamos vendendo passagens”, frisou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.