Conscientização

Prefeitura realiza ações de educação ambiental

As ações fazem parte da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, desenvolvida pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e têm como objetivo conscientizar a população para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Ao longo de todo o mês de agosto, a Prefeitura de São Luís intensificou as ações de educação ambiental junto às escolas da rede municipal localizadas no bairro Cidade Operária. As ações fazem parte da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, desenvolvida pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, com o objetivo de conscientizar a população para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos. Mais de 5.600 estudantes da rede municipal do bairro receberam a visita do Cidadão Limpeza e aprenderam mais sobre sustentabilidade, coleta seletiva e reciclagem.

Além das atividades operacionais diárias, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana desenvolve ações de educação ambiental. As ações são realizadas por meio da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, lançada em abril deste ano pela Prefeitura de São Luís. A campanha é voltada para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos resíduos descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão para a manutenção da limpeza urbana.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informa que as ações são constantes e ocorrem em escolas, associações de bairro, ações de rua entre outras atividades educativas. "Temos um cronograma fixo de ações de educação ambiental, e des­de abril integramos esta programação com a campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza lançada este ano pela Prefeitura de São Luís. Para 2018, nossa meta é dobrar as ações realizadas em comparação a 2017, levando estas atividades ao maior número de bairros e escolas da nossa capital", disse.

Em todas as ações realizadas nas escolas, o Cidadão Limpeza é recebido com muita empolgação pelos alunos, que participam de todas as atividades propostas, tiram dúvidas sobre a coleta seletiva e debatem entre si a importância da limpeza urbana para a preservação do meio ambiente. O Cidadão Limpeza é um personagem criado pela Prefeitura de São Luís para conscientização da população para o descarte correto do lixo. O objetivo do personagem é levar, de maneira leve e descontraída, a mensagem ao cidadão que uma cidade limpa, sustentável e bonita de­ve ser compromisso de todos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.