curioso

Pesquisa pró-Dino é assinada por profissional de estatística já falecida

Econométrica registrou pesquisa no TRE dia 26 de agosto, cerca de 20 dias após o falecimento da técnica em estatística, Celene Raposo, que assinou o levantamento registrado

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Agentes de Flávio Dino em frente à Econométrica, em 2014
Agentes de Flávio Dino em frente à Econométrica, em 2014 (Econométrica)

Um pesquisa de intenção de votos foi cadastrada na Justiça Eleitoral. Número? MA-08877/2018, protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para ser divulgada no dia 1 de setembro. Até aí tudo bem se não tivesse um problema básico: a técnica em estatística que assinou a compilação dos dados colhidos junto a 1407 eleitores havia falecido 19 dias antes do registro do levantamento.

Parece novela? Não é. É um fato que ocorreu no Maranhão com a pesquisa do Instituto Econométrica, empresa contratada pela TV Guará por R$ 30 mil para mostrar o cenário da sucessão eleitoral do governo do Estado e também do Senado “se as eleições fossem hoje”.

A técnica em estatística que assinou a pesquisa foi Celene Raposo Aquino, uma senhora com mais de 80 anos, que faleceu ainda na primeira quinzena de agosto. A pesquisa encomendada a Econométrica foi registrada dia 26 de agosto, ou seja, quase 20 dias após a morte de Raposo Aquino.

O falecimento de Celene foi registro no site do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado (Sindsep). “Comunicamos que a servidora pública apresentada aposentada do grupo ocupacional de atividade de nível superior e diretora do Sindsep, a senhora Celene Raposo Aquino, faleceu. Lamentamos tamanha perda e nos solidarizamos com amigos e família”, disse a nota do sindicato.

Os dados do levantamento – muito divulgado nas redes sociais do governador Flávio Dino (PCdoB) e de seus aliados por coloca o comunista com 60% das intenções de voto – foram compilados e analisados por uma senhora de mais de 80 anos, que antes de seu falecimento, passou cinco meses em um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em um hospital particular.

Contato fictício

O Estado buscou contato com a Econométrica por meio do telefone disponível na nota fiscal emitida pela empresa a TV Guará. Entretanto, o telefone é de um escritório de contabilidade. Pelas informações repassadas pelo contato (que se identificou somente por Francisco), o escritório já prestou serviço para o Instituto, mas “há muito tempo” não trabalha mais.

Ainda segundo o contato, o endereço que consta da empresa junto a Prefeitura de São Luís é do Maiobão, em Paço do Lumiar. “Endereço que foi posto quando eu abri a empresa na época”, disse rapidamente o contador.

A contratante do levantamento, TV Guará, não se posicionou até o fechamento da edição. Havia a previsão de que a diretoria da televisão iria se reunir para definir qual seria o tom da nota, que deveria ser emitida para esclarecer o problema. Mas nada foi feito.

Números

Segundo os dados compilados por Celene Raposa pós-falecimento, o governador Flávio Dino aparece com 53,1% dos votos contra 28, 8% da candidata Roseana Sarney (MDB). Roberto Rocha, candidato do PSDB, aparece com 3,7% e Maura Jorge (PSL), 2,1%. Ramon Zapata, PSTU, e Odívio Neto – segundo o levantamento assinado por Celene Raposo – obtiveram menos de 1% cada um. Considerando os votos válidos, a pesquisa Econométrica aponta Flávio Dino com 60% dos votos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.