Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
NO FIM DE SEMANA a Associação dos Moradores da Cohama foi movimentada pela Feira de Artesanato da Cohama, que reuniu muita gente do bairro e figuras de nossa sociedade, todos atraídos pelo bonito material que foi exposto para venda e pelas deliciosas comidas típicas maranhenses. Acima, a organizadora da Feira, Ivana Piorski Balata com sua filha Pollyana, o sobrinho Sérgio Balata e a sempre linda Gabriela Brito
NO FIM DE SEMANA a Associação dos Moradores da Cohama foi movimentada pela Feira de Artesanato da Cohama, que reuniu muita gente do bairro e figuras de nossa sociedade, todos atraídos pelo bonito material que foi exposto para venda e pelas deliciosas comidas típicas maranhenses. Acima, a organizadora da Feira, Ivana Piorski Balata com sua filha Pollyana, o sobrinho Sérgio Balata e a sempre linda Gabriela Brito
AINDA a festa do Jubileu de Diamantes (60 anos) de Consagração da Irmã Carmen Santos Gomes, maranhense, do Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, no Rio de Janeiro: a homenageada com sua irmã Edinha e marido Arias Gomes Carvalho (residem em Brasília)
AINDA a festa do Jubileu de Diamantes (60 anos) de Consagração da Irmã Carmen Santos Gomes, maranhense, do Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, no Rio de Janeiro: a homenageada com sua irmã Edinha e marido Arias Gomes Carvalho (residem em Brasília)

O fogo no museu
Dizem que tragédias não têm hora para chegar, não pedem licença e interrompem os sonhos.
Talvez sim, quando elas são obras do acaso ou até mesmo do azar, mas o caso do Museu Nacional do Rio é típico daqueles que se encaixam bem nas chamadas tragédias anunciadas, se não morte matada por asfixia.
O caso ganha o carimbo de tragédia anunciada, como todas as similares, com a desconsideração sistemática de obrigações elementares em situações de risco visíveis.
A violência que tantas dores tem causado aos brasileiros e o museu são vítimas de um modelo que perdeu o foco, o interesse coletivo.
Por meios lícitos ou ilícitos, só se pensa no próprio umbigo.

Candidatos
O horário eleitoral 2018 é mais curto, só 35 dias, em vez dos 45 de antes (10 a menos), e também tem um tempo menor, 20 minutos contra os 40 de antes.
Se no Maranhão há seis candidatos ao governo, com a disputa polarizada entre Flávio Dino, governador e candidato à reeleição, e Roseana Sarney, a principal da oposição, no cenário federal é o inverso, pulverização geral.

Digital
Transformação digital é um dos temas mais comentados em 2018 quando o assunto é a forma como as marcas estão se relacionando com os seus consumidores.
De acordo com um estudo publicado pela Smart Insights Managing Digital Marketing, 30% das empresas em todo mundo estão adaptando os seus negócios para o novo contexto que a sociedade vivencia e 33% pretendem iniciar essa adequação ainda em 2018.
Para explicar essas mudanças, o publicitário e professor universitário Fernando Coelho lançará no próximo dia 11, com o selo da Editora Laboro, o livro “A Sua Marc@ no Digital”.
O lançamento será na praça de eventos do Shopping da Ilha, às 19h.

Feriadão
Para quem vai passar o feriadão em São Luís, uma boa pedida é aproveitar o pacote especial do Blue Tree, que vai de 7 a 9 de setembro, e inclui dois adultos e duas crianças até os sete anos.
Além do café da manhã, o pacote contempla feijoada no sábado e o almoço típico maranhense no domingo, dia 9, a partir das 12h.
O menu especial é assinado pelos chefs Rilson Tiburtino e Márcio Moraes e celebra os 406 anos de São Luís.

Bobagem
Grande parte dos candidatos a cargos eletivos surpreende o eleitorado ao declarar que, caso reeleito, vai fazer isso, aquilo e muito mais.
É positivo que assim seja e trabalhem para promover crescimento.
Chama a atenção, porém, a completa falta de sintonia entre a intenção e a realidade. Muitos deles estão na política há muito tempo e nada ou pouco contribuíram fazendo “isso, aquilo e muito mais”.
Sem chance.

Convite para casamento
Já estão circulando os sóbrios e elegantes convites para a cerimônia de casamento de Thalita Marçal Machado com Vinícius Batista Carlesso, ao por do sol do dia 17 de novembro, no Espaço 77, na Estrada da Raposa, seguido de recepção no mesmo local, que oferece uma linda vista para a praia do Araçagy. Os noivos são filhos do empresário Moacir Machado Junior e Syene Marçal Machado e de Helvio Carlesso e Maria Jerônima Batista Carlesso.

TRIVIAL VARIADO
Após o Supremo Tribunal reconhecer como legal a contratação de mão de obra terceirizada em todas as empresas, não é difícil projetar: a arrecadação da Previdência Social cairá mais. Já estava mal, ficará pior.

Perigo mora ao lado: o peso argentino está derretendo e já perdeu 50 por cento de seu valor. A pressão não para: a taxa de juros chega a 60 por cento ao ano, recorde mundial.

Em comemoração aos 406 anos de São Luís, ocorre, neste sábado a tradicional Procissão dos Orixás, que deverá reunir centenas de pessoas e representantes de povos de axé e comunidades tradicionais de matriz africana. A data também celebra a devoção a São Luís Rei de França.

A tragédia no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista ressuscita a velha tática de um jogar para o outro a responsabilidade. Não demora e esquecem tudo. Até que a História, a Educação e a Cultura voltem a ser envolvidas em chamas.

Há um campeonato paralelo nos programas de propaganda eleitoral. Ao final, conheceremos qual o candidato que usou mais maquiagem para as gravações.

O arquivo registra: em 2014, um candidato a deputado federal em Minas Gerais se registrou na Justiça Eleitoral como Apagaluz. Quando aparecia na propaganda da TV, gritava: “Em outubro, apagaluz”.

A campanha entrou na fase dos xingamentos. Ciro Gomes disse que Geraldo Alckmin deixa roubar. Em resposta, tucano chamou o candidato do PDT de aloprado e fujão.

Artistas da terra e o nordestino Alceu Valença são atrações do show em homenagem aos 406 anos de São Luís promovido pela Prefeitura. O evento gratuito será realizado nesta sexta-feira na praça Maria Aragão, a partir das 19h.

Thatiana e César Bandeira passam estes feriados com o filho Carlos Eduardo, circulando pelos lugares da moda, em São Paulo.

DE RELANCE

Péssima “brincadeira”
O nível da campanha, que já é dos mais baixos da História, pode piorar.
Depois de Jair Bolsonaro usar um tripé de câmera de vídeo como se fosse uma arma, para ilustrar sua ideia de “fuzilar a petralhada” no Acre, e de o PT entrar com notícia-crime no Supremo Tribunal Federal, a assessoria do candidato disse que ele estava brincando.

Protestos vieram tarde
Depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional e transformou em cinzas pelo menos 80% do acervo reunido ao longo de 200 anos, milhares de pessoas protestaram Brasil afora contra o descaso com a memória nacional. Em frente aos escombros, na Quinta da Boa Vista, e na Cinelândia, no centro do Rio, manifestantes cobraram providências dos governos e expressaram repúdio à falta de recursos para a cultura.

Protestos vieram tarde 2
Os protestos são legítimos diante da comoção nacional e internacional com a tragédia para a cultura, mas chegam tarde. Nos últimos anos, o Museu Nacional se deteriorou a olhos vistos, sem merecer a devida atenção das autoridades. Todas as reportagens sobre os 200 anos, comemorados em junho, mostraram a riqueza do acervo e registraram as carências que iam de paredes ameaçando ruir a fios desencapados.

Já sabemos que não é assim
Os brasileiros tiveram uma lição na greve dos caminhoneiros de maio. Muitos apoiaram acreditando na fórmula mágica proteste e o preço baixará. Agora, todos sabemos que não é assim. Não há mais motivos para acreditar que a mesma fórmula dará resultado diferente.

Restauração histórica
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que aqui tem à frente o jovem Maurício Abreu Itapary, e a Prefeitura de São Luís vão fazer a entrega da obra de restauração da Avenida D. Pedro II e a Praça da Mãe d´Água, em frente a Igreja da Sé, no fim da tarde desta sexta-feira.

Frase de samba imortal
A queda na taxa de juros depende do comportamento da dívida pública astronômica. Enquanto isso, os candidatos soltam o verbo. Ao final da campanha, será possível editar um fascículo, reunindo as incongruências ditas sobre o assunto. O título poderá “Quem é Você, que não sabe o que diz”, frase de samba imortal de Noel Rosa. Henrique Meirelles, o único que conhece o assunto, fica quieto.

Corrida aos bancos
Os donos de postos de gasolina, segunda-feira pela manhã, trataram de depositar às pressas nos bancos a inesperada entrada de dinheiro domingo à noite. Consequência da divulgação da falsa notícia de que os caminhoneiros entrariam em greve.

Qual formato ganhará?
Desde a eleição de 1989, nenhum candidato com menos de 10 por cento do horário em rádio e TV foi para o segundo turno. Este ano, será testada a influência das redes sociais. Alguns marqueteiros acreditam que a Internet substituirá a propaganda tradicional, que interrompe a programação que agrada aos telespectadores.

Modelo fracassa
A divulgação de resultados de exames de avaliação em todo o País faz o Ministério da Educação reconhecer: o ensino é uma catástrofe no País. Dizer que o dinheiro do orçamento para o setor acaba jogado pela janela torna-se fato menor. Grave é constatar que uma geração perde a chance de acesso ao conhecimento. Pior ainda: a 32 dias das eleições, os candidatos silenciam.

Para escrever na pedra:
“A imaginação já fez mais descobertas do que a vista”. Do ensaísta francês Joseph Joubert, que viveu de 1754 a 1824.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.