ORGULHO LGBT

XV Parada do Orgulho LGBT: 15 anos de lutas e conquistas

Evento, promovido pelo grupo Gayvota, foi realizado no Centro Histórico de São Luís; mais de 40 mil pessoas participaram da festa, que começou à tarde

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

[e-s001]Levando cor e alegria ao Centro Histórico de São Luís, a 15ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Luís celebrou esforços e avanços na tarde de ontem (2). Mais de 40 mil pessoas participaram do evento que circulou pela Vitorino Freire até a Praça Maria Aragão, onde foram realizados shows, performances e apresentações de Djs.

Com o tema “15 anos de lutas e conquistas”, a Parada do Orgulho LGBT movimentou as ruas do Centro Histórico de São Luís. Com fantasias coloridas e exuberantes, diversos representantes do movimento participaram de mais uma edição do evento dedicado à luta por respeito e direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais de São Luís, como ressaltou um dos organizadores, Ayrton Ferreira, coordenador do grupo Gayvota.

“Nós temos uma trajetória de conquistas, por meio de diálogos institucionais sobre enfrentamento à situação de violência e LGBT fobia, que as pessoas estão submetidas, pautando na agenda diária a questão dos direitos humanos dessa população. Nos últimos anos tivemos a criação do Conselho Estadual LGBT, Coordenadoria da política LGBT, campanha do nome social para trans, travestis, tivemos também o avanço dessa agenda dos municípios e recentemente, o provimento que garante que todos os cartórios do estado”, destacou Ferreira.

Para quem participou do evento, a diversão não era o único objetivo. O estudante de Serviço Social, Abdiel Costa, foi caracterizado de bruxa e chamou atenção para as eleições que se aproximam e a preocupação que a população LGBT deve ter ao escolher seus candidatos.

“Acima de tudo, estamos aqui reivindicando os nossos direitos. Sabendo que o Brasil está tão desacreditado e que a gente precisa de uma atenção especial pelos políticos, hoje eu vim para fazer uma magia no coração dos brasileiros para que todos se sensibilizem no sentido de eleger políticos sérios e que estejam comprometidos com a diversidade que o Brasil possui, seja de raças, religião ou de orientação sexual. Estamos aqui hoje como símbolo de luta e de resistência”, contou o participante.

[e-s001]Durante a 15ª Parada do Orgulho LGB, atrações locais e nacionais passaram pelo palco montado na Praça Maria Aragão, entre elas as Drag Queens Daylla Brawl, Valeska Furtado, Andressa Sheron e Thamara Furtado, além dos shows com o grupo Só Manas e Drag do Forró, Vi Marinho.

Atividades
Carlos Garcia informou que, durante os dias antecedentes ao evento, ocorreram várias atividades para discutir os direitos e as conquistas do LGBT. Uma delas foi a entrega da oitava edição do Troféu Gayvota em Direitos Humanos, ocorrida na noite do último dia 28, no Teatro Alcione Nazaré, no Centro Histórico.

Também ocorreu um seminário, no dia 28, na sede do Convento das Mercês, no Desterro, que reuniu representantes da Secretaria Estadual da Saúde, da Mulher, do grupo Gayvota e ativistas, como também simpatizantes. Na noite da última sexta-feira, foi realizado na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, o encontro de DJs.

LEI

Um dos direitos adquiridos foi a aprovação pelo Senado Federal e a Câmara Federal da Lei 122/06, que tornou crime a Homofobia, que é definida como o preconceito, ódio e a aversão que determinados grupos e pessoas sentem contra a população LGBT (Lésbica, Gay, Bissexual e Transformistas).
Segundo Carlos Garcia, outra conquista foi o direito das transexuais e transformistas poderem usar o seu nome social na Carteira de Identidade, no título de eleitor e participarem de concurso público. Também há uma equipe de saúde, no Hospital Presidente Dutra, no centro, para orientar o grupo LGBT, principalmente, na orientação do uso de hormônio e mudança de sexo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.