COLUNA

Julgamento à vista

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Esta semana que se inicia deverá ser marcada pelo julgamento dos pedidos de registro de candidatura para as eleições de 2018. Na pauta deverão chegar as ações relacionadas aos principais candidatos ao Governo do Maranhão. E o que a Justiça Eleitoral do Maranhão decidir, poderá influenciar diretamente na disputa eleitoral deste ano.
Dos seis candidatos ao governo do Maranhão, dois estão com seus pedidos de registro de candidatura impugnados: Flávio Dino (PCdoB) e Roseana Sarney (MDB). No caso de Flávio Dino, o candidato foi impugnado devido a atuação do procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, como advogado da coligação “Todos pelo Maranhão” antes da exoneração de Maia como chefe da Procuradoria-Geral do Estado.
Em relação a Roseana, o pedido de sua candidatura foi impugnada pelo candidato à reeleição à Câmara dos Deputados, Rubens Júnior (PCdoB), que acusou a emedebista de ser diretora do Grupo Mirante de Comunicação. Os argumentos do parlamentar são os menos usados em 2014, contra o então candidato Lobão Filho (MDB) que acabou sendo descartado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas por questões rasteiras da política, o deputado comunista decidiu usar o mesmo argumento contra a candidata e principal adversária de Flávio Dino.
Os julgamentos também deverão ser definidos nesta semana. Entretanto, sem muitas complicações. Dos postulantes ao governo do Maranhão, segundo dados da Justiça Eleitoral, somente Ramon Zapata, do PSTU, já teve sua candidatura deferida. Os demais ainda aguardam julgamento.

Correria
Sobre os pedidos de registro de candidatura, pelo menos, cinco candidatos a deputado estadual ou federais e mais um suplente a senador aguardam com ansiosidade o julgamento.
Com pedidos de registros impugnados, Helena Dualibe, Ildon Marques e Pedro Fernandes se movimentam para mostrar que não estão inelegíveis.
Os três citados como exemplo, têm condenações no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e tentam reverter a situação para ficarem aptos na disputa deste ano.

Representação
A propaganda eleitoral na televisão feita por Flávio Dino acabou sendo interpelada pela coligação “Maranhão quer mais”.
Segundo a coligação, na propaganda, Flávio Dino usou imagens oficiais de seu governo para se beneficiar na disputa eleitoral, o que, pela legislação é vedado.
A ação veio logo após o primeiro programa dos comunistas que mostrou fachadas de escolas e institutos, com pintura da logomarca do governo estadual.

Mais duros
Os petistas do Maranhão seguem a cada dia mais duros em relação à candidatura de Eliziane Gama (PPS) ao Senado pela chapa de Flávio Dino.
O clima ficou ainda mais tenso após decisão da Justiça de negar pedido de registro de candidatura do ex-presidente Lula que está preso há quase três meses.
E devido a posturas adotadas por Gama na Câmara de Deputados contra o governo do PT e contra Lula, não somente os petistas negam a existência da candidatura dela ao Senado, mas também aliados de Dino mostram abertamente que Eliziane não é a melhor opção.

Buscando espaço
Na verdade, os petistas tentarão ganhar espaços no campo eleitoral que foi tolhido ou negado pelo governador Flávio Dino.
Com a provável mudança de nome para a disputa presidencial, os petistas do Maranhão estão caprichando no discurso pró-Lula para trazer votos na proporcional.
O mesmo empenho não é visto pelo cabeça da chapa que o PT compõe. Dino nuca demonstrou-se favorável à candidatura de Lula. Chegou a conceder entrevista criticando a estratégia do PT de manter a candidatura do ex-presidente classificando tal estratégia de derrotista.

As redes
Um espaço sendo utilizado como alternativa para campanha por ter pouco tempo de propaganda eleitoral gratuita na TV e no Rádio é a rede social.
Tem candidatos que em seus poucos segundos no ar, conseguem passar a mensagem de que as propostas podem ser acompanhadas nas redes sociais.
Outros candidatos, como Maura Jorge, parecem postar pequenos programas eleitorais em suas redes sociais. Têm quase um minuto cada vídeo publicado. Tempo que está longe do que a Justiça Eleitoral permitiu para ela.

Saia justa
E neste espaço das redes sociais, Maura Jorge acabou deixando seu genro, o candidato à reeleição, Neto Evangelista, em saia justa.
Com publicação na internet, Maura mostra toda sua família incluindo as filhas (entre elas a esposa de Evangelista), seus netos e genros - menos o deputado.
Chamou atenção a situação porque Neto Evangelista, mesmo após o episódio de Flávio Dino de deselegância com a sogra, nunca deixou de bajular o comunista.

Mentiras eleitorais?
Na propaganda eleitoral na televisão, muitos candidatos a deputado estadual e federal estão exagerando em suas promessas de campanha.
Há postulantes ao parlamento que prometem construção de creches e hospitais, escolas em tempo integral e asfaltamento de ruas se fossem membros do Poder Executivo que têm, em tese, o poder da caneta para decidir este tipo de ação.
O que, oficialmente, é impossível a um parlamentar devido ao papel que a ele está definido na Constituição Federal.

Gastos
Valor igual já foi também gasto pela candidata ao governo do estado, Roseana Sarney (MDB), pela coligação “Maranhão quer mais”.
O que foi gasto pelos dois postulantes é inferior ao limite máximo estabelecido pela Justiça Eleitoral na campanha para governador.
Cada candidato pode gastar na campanha R$ 9,1 milhões. Flávio Dino recebeu somente a metade disto de seu partido.

DE OLHO

R$ 1,6 milhão é o total já gasto pelo candidato à reeleição ao governo do Maranhão, Flávio Dino, em pouco mais de 35 dias de campanhas eleitoral.

E MAIS

• Já Roseana recebeu mais de 90% do que prevê a regra eleitoral. O MDB deverá enviar o restante na segunda quinzena de setembro para a emedebista.

• O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum (PR), publicou em suas redes sociais vídeos criticando a Justiça brasileira em relação ao ex-presidente Lula.

• Segundo Ogum, decisão da Comissão de Direitos Humanos das Organização das Nações Unidas (ONU) de recomentar liberdade para Lula disputar a Presidência da República é desrespeitada no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.