Mudança

Camex altera tarifas e nomenclatura de 17 produtos

A decisão consta de resolução publicada no Diário Oficial da União, que modifica as alíquotas, a descrição e os códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
As mudanças entram em vigor no dia 1º de janeiro de 2019
As mudanças entram em vigor no dia 1º de janeiro de 2019 (Imposto de Renda)

BRASIL - A Câmara de Comércio Exterior (Camex) alterou as alíquotas do Imposto de Importação de 17 produtos, dentre eles álcool cetílico, de 2% para 12%; bolsas infláveis para airbags, de 2% para 18%; e partes e acessórios de pianos, de 16% para 2%.

A decisão consta de resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) que modifica as alíquotas, a descrição e os códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul que compõem a Tarifa Externa Comum (TEC) dos itens.

As mudanças trazidas pela resolução entram em vigor no dia 1º de janeiro de 2019.

A Camex zerou as tarifas de importação de vários bens de informática e telecomunicações e de bens de capital. Os itens beneficiados são máquinas e equipamentos industriais sem fabricação nacional, todos na condição de ex-tarifários. Originalmente, esses bens são tributados com alíquotas como 12%, 14%, 16%. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. As medidas ficarão em vigor até 30 de junho de 2020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.