Violência

Ataque com carro-bomba deixa mortos na capital da Somália

Alvo foram prédios do governo; outras 14 pessoas ficaram feridas, entre elas crianças; grupo jihadista Al-Shabab reivindicou a autoria do ataque

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Molgadíscio - Seis pessoas morreram neste domingo (2), incluindo duas crianças, e 12 ficaram feridas em um ataque com carro-bomba contra prédios do governo em Mogadíscio, capital da Somália. A autoria do ataque foi reivindicada pelo grupo jihadista Al Shabaab.

O alvo do ataque era a sede do governo do distrito de Howlwadaag, mas acabou atingindo uma escola e uma mesquita. A explosão também danificou o telhado de uma mesquita e casas próximas.

Entre os mortos estão três soldados que tantaram impedir o carro carregado de explosivos de entrar em um complexo do governo.

Raqiya Mahamed Ali, que trabalhava no momento da explosão, disse à Reuters que se escondeu após ouvir o barulho. "Eu me escondi debaixo da mesa. Houve muitos tiros em nosso portão. Quando saí, vi muitas pessoas feridas no chão e outras mortas", afirmou.

Em setembro de 2017, o Al-Shabab foi apontada pelo governo da Somália como responsável pela explosão que deixou mais de 300 mortos e 400 feridos em Molgadíscio - que foi considerado o ataque mais letal da história do país.Al-Shabab

Al-Shabab significa 'A Juventude' em árabe. O grupo surgiu como uma ala radical da hoje extinta União das Cortes Islâmica da Somália em 2006, enquanto combatia forças etíopes que invadiram o país para apoiar o fraco governo interino.

Nas áreas sobre seu controle, impôs uma versão rígida da sharia (lei islâmica), desde o apedrejamento até a morte das mulheres acusadas de adultério, passando pelo amputamento dos acusados de roubo.

Estima-se que, atualmente, o grupo tenha de 7 mil a 9 mil combatentes, incluindo estrangeiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.