Editorial

A cidade e seus desafios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

No próximo sábado, dia 8 de setembro, São Luís completa 406 anos de fundação. Conhecida pelas belezas arquitetônicas, pela história cultural, a capital maranhense segue encantando turistas e ludovicenses pela sua beleza, porém, apesar do clima de comemoração do aniversário da cidade é preciso que a data suscite questões como a reflexão sobre os problemas que ainda acompanham a cidade em seus 406 anos de existência.

No quesito turístico, por exemplo, é necessário um olhar especial. Apesar de esforços da Prefeitura de São Luís em ocupar o Centro Histórico, com a realização de ações como a Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, e a realização de passeios guiados pelo Centro Histórico, exaltando personagens e fatos importantes da história da cidade, o Centro Histórico da cidade ainda enfrenta problemas graves relacionados à preservação do seu conjunto arquitetônico colonial, composto por casarões seculares revestidos por azulejos portugueses e construídos entre os séculos XVIII e XIX, cuja singularidade, fez com que a Unesco concedesse à cidade, em 1997, o título de Patrimônio da Humanidade, porém, infelizmente a preservação desses casarões ainda é um problema. Prédios abandonados e com o estado de conservação preocupante são ameaças constantes a esse conjunto arquitetônico da cidade.

Se um turista visitar a cidade, talvez ele seja atraído por ser uma cidade litorânea, porém, o banho de mar não será uma tarefa tão agradável para os visitantes, pois todas as praias da cidade enfrentam problemas sérios com a poluição e poucos pontos estão seguros para o banho.

Para o morador da cidade, os desafios vão muito além do Centro Histórico e se colocam como nevrálgicos no cotidiano. Aguns bairros da cidade, que não são considerados áreas nobres, sofrem com o controle crescente e ameaçador de facções criminosas. Com medo de serem vítimas de violência, moradores precisam se submeter às regras criadas pelos criminosos. Nesses locais, a segurança pública ainda não conseguiu chegar e o medo e o silêncio ditam o comportamento social.

No entanto, não são apenas nos bairros comandados pelas facções criminosas que a insegurança é dominante. Assaltos a ônibus e também em espaços públicos de lazer tem causado desconforto para a população local. Na Reserva do Itapiracó, por exemplo, inaugurada para ser um espaço de lazer, já houve registros recentes de assaltos e estupros.

Além da violência, ainda é preciso um olhar mais atencioso para questões como acesso à saúde. Demora para conseguir uma consulta e lotação nos hospitais de emergência ainda são comuns para quem precisa de um atendimento público de saúde.

Esses são apenas alguns problemas da cidade que precisam ser pensados, no entanto, apesar de desafios de uma cidade em crescimento, São Luís também tem o que se orgulhar. Cidade cheia de encantos e mistérios, São Luís tem belos cartões postais, um povo simples e festeiro que possui uma herança cultural rica e viva que pulsa em suas tradições. O que se espera é que os 406 anos da cidade, além de exaltar suas qualidades, também tenha um olhar voltado para seus problemas do presente.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.