Civismo

Fogo simbólico abre Semana da Pátria em Imperatriz

Desfiles nos polos da zona rural começam neste final de semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Com abertura da Semana da Pátria, desfiles nos polos da zona rural começam neste final de semana
Com abertura da Semana da Pátria, desfiles nos polos da zona rural começam neste final de semana (tocha)

IMPERATRIZ - Enquanto em São Luís os desfiles cívicos de estudantes, no Dia da Raça, 5, no Anel Viário, foram extintos na atual gestão do Governo do Estado, em Imperatriz a Semana da Pátria foi aberta com o revezamento da tocha olímpica. Mais de 50 estudantes atletas realizaram revezamento da tocha, na corrida do fogo simbólico, na sexta-feira, 31.

Encerrando o percurso de 5,5 quilômetros, a atleta Beatriz Vitória Nascimento, estudante da Escola Municipal José de Alencar e campeã maranhense de tênis de mesa, entregou ao secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, representando o prefeito Assis Ramos, a chama que acendeu a Pira da Independência.

Após hasteamento do Pavilhão Nacional e formação do dispositivo de honra, com participação dos representantes da Marinha, com sub-oficial Américo, da Aeronáutica, Joel Lima e da presidente da Associação dos Gestores das Escolas municipais de Imperatriz, Agesmi, Cleomar Conceição, foi declarado aberta a Semana da Pátria 2018.

“O município sempre apoiará esse evento para que seja um sucesso, resgatando o civismo na formação cidadã das nossas crianças e adolescente nessa comemoração que abrange todas as regiões da cidade” – destacou o secretário Josenildo Ferreira.

Coordenado pelo Departamento de Educação Física da Semed, a corrida contou com apoio logístico da Secretaria Municipal de Trânsito, Setran, do Departamento de Transportes, das escolas municipais de ponto de apoio e de mais 50 servidores entre apoio e percurso.

Para Beatriz Vitoria Nascimento, a corrida do fogo simbólico gera reconhecimento. “Esse é o segundo ano que participo, mas a primeira vez que entrego o fogo para acendimento da pira. Me senti valorizada e reconhecida pelo estudante e atleta” – observou.

Semana da Pátria
Com abertura oficial, o primeiro desfile cívico da programação das festividades da independência ocorrerá na zona rural, nos povoados Coquelândia, Petrolina, São Félix, na Estrada do Arroz, neste sábado, 1º. No domingo, apresentam-se as bandas das escolas do povoado Olho d’água dos Martins, Lagoa Verde e Centro Novo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.